TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Lava-jatos clandestinos são fechados na Leopoldo Bulhões

Pessoas usavam água e energia elétrica furtadas e ocupavam irregularmente o espaço público

Por Moura Júnior em 01/12/2021 às 11:43:00

Foto: Divulgação SEOP

Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou uma operação para coibir o funcionamento de lava-jatos clandestinos na região da Rua Leopoldo Bulhões, que fica localizada entre os bairros de Bonsucesso, Manguinhos e Benfica, na Zona Norte carioca. A ação contou com o apoio das polícias Militar e Civil do estado.

De acordo com a Seop, 83 lava-jatos clandestinos, que usavam água e energia elétrica furtadas e ocupavam irregularmente o espaço público, foram desmobilizados. Na ocasião, equipes da Light removeram 97 pontos de furtos e cerca de 800 metros de fios e cabos. Além disso, a concessionária Águas do Rio removeu 105 ligações clandestinas de água.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou que a Prefeitura não vai permitir que ações ilegais sejam disseminadas pela cidade.

“A Secretaria de Ordem Pública fez mais uma ação de combate à ocupação irregular do espaço público, com foco nas atividades clandestinas de lava-jato. Nós não vamos admitir que o ilegal tome conta da cidade por isso, vamos seguir coibindo construções irregulares em via pública, furto de energia, água e patrimônio público. É uma ação em conjunto com as polícias, de integração da Prefeitura com os órgãos de segurança pública para que a gente consiga devolver o espaço público ao cidadão carioca e tenha a cidade cada vez mais ordenada”, avisou Brenno.

Ainda segundo a Seop, a Secretaria de Conservação demoliu 53 estruturas irregulares referentes a acréscimos, quiosques e construções comerciais erguidas ilegalmente ao longo da via. Já as equipes da Comlurb retiraram cerca de 48 toneladas de resíduos e entulhos. No local, duas aves silvestres também foram resgatadas pela Patrulha Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. ?


Flagrantes de irregularidades

A Seop também informou que a ação para combater desordens de trânsito resultou na remoção de 42 veículos pela Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, após flagrantes de diversas irregularidades, como o estacionamento na calçada, sobre a ciclovia, além de veículos em estado de abandono.

Durante a Fiscalização, agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) apreenderam 1.091 itens diversos. Entre os materiais apreendidos estavam 40 cones, usados para bloquear pistas da via, 12 cadeiras, oito aspiradores de pó e duas caixas d’água. Assim como, 868 itens, entre bebidas e doces, que se encontravam em um estabelecimento instalado irregularmente no espaço público e onde foram encontrados pontos clandestinos de água e energia. Todo o material apreendido foi levado para o depósito da Prefeitura do Rio.

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) fiscalizou três estabelecimentos comerciais ao longo da via. Uma loja de construção e um bar foram multados e interditados por funcionamento sem alvará. Vale destacar que a operação contou com equipes da Subsecretaria de Operações da SEOP, da Guarda Municipal, da Secretaria de Assistência Social e da Subprefeitura da Zona Norte.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.