É com o objetivo de ressaltar a importância dos subúrbios na cidade do Rio de Janeiro e potencializar todos os recursos humanos, turísticos e culturais deste universo que a plataforma Subúrbios (subúrbios.com.br) surgiu. Idealizada pelo produtor cultural Victor Hugo Rodrigues, pelo historiador Rafael Mattoso e pela jornalista Ana Cláudia Souza, o projeto está em processo de campanha aberta e mapeando mobilizações sociais e patrimônios.
Victor Hugo, que também é produtor executivo, disse que a plataforma tem o objetivo de pesquisa, mapeamento e visibilidade.
“Subúrbios é a plataforma virtual de pesquisa, mapeamento e visibilização das potências das zonas norte e oeste da cidade do Rio de Janeiro”, explicou Victor.
Segundo os idealizadores, somente no primeiro ano do Subúrbios, foram levantados dados sobre a grandeza do território suburbano. De acordo com o levantamento, são 129 bairros e 5 milhões de habitantes, correspondendo a 80% da população carioca. O mapeamento feito na primeira fase do projeto também produziu a plataforma, que será lançada, oficialmente, no próximo dia 27 de dezembro, com feijoada e roda de conversa, durante o Viradão Suburbano.
O 'Subúrbios' está no segundo ano e deve durar três anos. Além disso, o projeto compõe a lista dos 15 selecionados entre centenas de iniciativas de todo o Brasil. Na campanha, que está em andamento atualmente, a plataforma precisa arrecadar R$ 90 mil até o dia 15 de dezembro. A cada R$1 doado, o Fundo Enfrente aplica R$ 2, triplicando o valor.
Rafael Mattoso, coordenador de pesquisa do projeto, falou sobre o trabalho desenvolvido.
“Trabalhamos junto a uma rede comprometida de pesquisadores, produtores culturais, historiadores, jornalistas, guias de turismo e muita gente que realiza atividades para o desenvolvimento dos subúrbios cariocas”, contou Mattoso.
As doações são fundamentais para que a 'Subúrbios' siga para seus próximos passos, que incluem a produção de apresentações e roteiros turísticos guiados sobre as grandes regiões dos subúrbios cariocas e seus patrimônios, bem como a ampliação do número de mobilizações mapeadas e das publicações do banco de dados gratuito. O 'Subúrbios' ainda pretende ampliar a participação nas redes sociais e reunir profissionais de diversas áreas para impulsionar os subúrbios da cidade.
A jornalista Ana Claudia Souza, conselheira de comunicação, contou um pouco sobre o processo de desenvolvimento da ideia.
“A ideia de fazer essa plataforma surgiu a partir de muita conversa. A gente vai se conectando com muita gente, tomando conhecimento de muitas iniciativas, participando de outras tantas e, aos poucos, vai percebendo a potência que existe nos subúrbios cariocas. E o mais incrível é que, em grande parte das vezes, uma iniciativa não sabe da existência da outra – e se elas se conhecessem, tinham tudo para se fortalecerem”, concluiu.
Para saber mais, basta acessar o site www.suburbios.com.br