O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull bateu na última volta de classificação e perdeu a pole position para o britânico Lews Hamilton neste sábado (3) no treino de classificação para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, corrida que será realizada neste Domingo (4), às duas horas da tarde.
Apesar do acidente, Verstappen larga amanhã em terceiro, atrás de V. Bottas, da Mercedes.
A corrida pode ser decisiva para a definição do campeonato de 2021. Na contagem geral, Hamilton está em segundo, com 343,5 pontos, atrás de Verstappen, que lidera o campeonato com 351,5 pontos. Depois do GP da Arábia Saudita, a próxima prova será o GP de Abu Dhabi, em 12 de dezembro.
A conquista da pole teve suas dificuldades. Lewis Hamilton chegou a ser investigado pelos diretores da prova por não respeitar bandeiras amarelas duplas acionadas a 22 minutos para o fim da primeira sessão de classificação, e por atrapalhar Nikita Mazepin já fim da disputa. Mas ficou livre de punição. Porém, a equipe do britânico, a Mercedes foi multada em R$ 159 mil (ou 25 mil euros) pelo lance com o russo da Haas.
O piloto britânico comemorou a conquista da pole position:
"A velocidade da pista é fenomenal. a corrida é muito técnica. parabenizo Bottas e a toda a equipe pelo trabalho. Nós trabalhamos muito. A colaboração de Bottas tem sido importante. É o melhor companheiro de equipe. A Red Bull também está muito bem. Com certeza, eles serão fortes na corrida. Mas eu e o Bottas estaremos trabalhando muito", disse Hamilton.
O companheiro de equipe de Hamilton disse que a pista é muito difícil. A equipe chegou a trocar o motor antes do início do treino. E o fato favoreceu ao segundo piloto da Mercedes. Já o Verstappen lamentou o fato de ter batido no muro na última volta de classificação, quando estava 2 décimos de segundo mais rápido do que Hamilton e poderia conquistar Pole.