TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Inaugurada Escadaria de Azulejo, atração turística do Grajaú

Prefeitura revitalizou o local com nova iluminação, paisagismo e grafitti

Por Moura Júnior em 06/12/2021 às 09:21:00

Fotos da matéria: Jorge Hely/Agência Eu, Rio!

Ontem, domingo (5), foi inaugurada a obra de revitalização da escadaria da Rua Itabaiana, no bairro do Grajaú, na Zona Norte carioca. Após algumas semanas de aplicação manual dos mosaicos de cerâmica, das pinturas das paredes laterais e da instalação de postes de luz elétrica, a inauguração contou com a presença de moradores e da equipe envolvida na idealização do projeto.


A partir da ideia da Subprefeitura da Grande Tijuca, a transformação ocorreu pela iniciativa dos voluntários da Revitalizares, projeto liderado pelo pastor evangélico Francisco Ribeiro e que tem promovido a mudança urbanística de alguns pontos de bairros cariocas. Para isso foi convidado o arquiteto Rafael Vasconcelos para pensar este e outros projetos, como o de outra escadaria, localizada na Tijuca.


Ao Portal Eu, Rio!, Rafael Vasconcelos falou do convite e da oportunidade de participar da parceria.

"Eu achei muito legal a tentativa de transformar aquele lugar. Na escadaria da Tijuca fizemos um projeto de revitalização e ainda conseguimos implantar a captação da água que escoava pela escada. Hoje, por meio de um sistema de aspersão e a abertura de um registro, a gente utiliza a água para irrigar o jardim que foi construído. Já sobre a Escadaria de mosaico do Grajaú, a ideia surgiu da tentativa de criar algo com durabilidade e que pudesse ser cuidado e lembrado pelos moradores", explicou Rafael.


De acordo com Rafael, o subprefeito da Grande Tijuca Wagner Coe gostou muito do que foi desenvolvido no bairro vizinho e propôs o novo desafio no Grajaú.

"A partir de então, passamos a ter o apoio da Prefeitura do Rio para desenvolver o nosso trabalho. Após três meses concluímos a revitalização. Ao longo deste tempo, tivemos ajuda de alguns moradores, que se voluntariaram e aprenderam conosco a trabalhar com os materiais. Além disso, em determinados dias, foram jornadas de 14 horas de labuta, sempre com a ajuda de alguém pra viabilizar a logística necessária. Creio que alcançamos mais uma possibilidade de tirar as intervenções urbanísticas arquitetônicas de dentro das nossas casas e de mostrar para a sociedade que é possível fazer a diferença dedicando um pouco do nosso tempo livre em tempo útil, fortalecendo a ideia de que cada um pode fazer sua parte para mudar uma realidade indesejada", disse o arquiteto.


“Queremos, cada vez mais, devolver espaços públicos para o carioca. Essa é uma reinvindicação antiga dos moradores do Grajaú. O espaço também ganhou nova iluminação, o que vai atrair ainda mais as pessoas”, destacou o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe.


O pastor Francisco Ribeiro também falou sobre o a intenção de despertar mais pessoas que apoiem a ideia.

"O sonho de transformar escadarias e jardins já estava latente em meu coração há mais de três décadas. Somente quando o Rafael entrou para o time é que realmente tudo aconteceu. Foi neste momento que iniciamos o trabalho na Rua Senador Mário Ramos, na Tijuca, que dá acesso ao Morro do Cruz. O local era um lixão a céu aberto e conseguimos remodelá-lo e recuperá-lo. Apesar das dificuldades, seguimos acreditando. A conclusão da obra na rua Itabaiana só comprova que a sociedade civil se mobilizando consegue fomentar no setor público ou privado uma mudança, transformando o lugar que a gente vive. Foram aproximadamente 50 mil caquinhos de azulejos aplicados nos mosaicos Por isso, o objetivo é despertar mais pessoas para transformar suas ruas e bairros", concluiu Francisco.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.