A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) prestou uma homenagem aos profissionais de saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), nesta segunda-feira (6/12), em função dos serviços prestados à população fluminense durante a pandemia de Covid-19. O hospital foi uma das referências no combate à doença, bem como foi pioneiro na implantação do Ambulatório Pós-Covid, que trata as sequelas deixadas pelo coronavírus, realizando mais de 15 mil atendimentos desde junho passado.
- Eu vim aqui especialmente para agradecer a vocês por tudo que foi realizado ao longo da pandemia, toda a entrega, todo o sacrifício, toda a coragem. A Uerj sai muito mais forte desta pandemia, com notícias muito positivas. Todo o meu reconhecimento ao trabalho de todos vocês, profissionais da saúde do Pedro Ernesto, e particularmente ao professor Ronaldo Damião (diretor do Pedro Ernesto), aos colegas da Policlínica Piquet Carneiro, enfim, de todo o Centro Biomédico - afirmou Ricardo Lodi, reitor da Uerj, no anfiteatro do Hupe.
Durante a solenidade, o diretor do Hupe, Ronaldo Damião, destacou os avanços realizados no período. A unidade fica no bairro de Vila Isabel, Zona Norte carioca.
- Nós agradecemos e respondemos que ainda temos muitas demandas, com maquinários e outros recursos que nos ajudarão a atuar melhor. O nosso setor de oncologia, por exemplo, muito em breve estará com equipamentos como os que são usados hoje no Inca - ressaltou.
Sobre o Hupe
Fundado em 1950, o hospital foi incorporado à antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG), em 1965, como Hospital das Clínicas, tendo como principais atividades estudos acadêmicos de ensino e pesquisa. Em 1975, a UEG passa a ser denominada de Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e a unidade ganha o nome atual, Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), como homenagem ao médico e político Pedro Ernesto, ex-prefeito da capital fluminense nos anos 1930.
A partir de então, o Hupe torna-se um hospital de atendimento geral em decorrência do convênio firmado com o Ministério da Educação e Previdência Social (Convênio MEC-MPAS), adequando-se às necessidades da população mais carente, sem negligenciar o ensino e pesquisa, contribuindo diretamente para a melhoria da assistência à saúde.
A Uerj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.