TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Zuenir Ventura é atração na Feira Literária de Nova Friburgo que começa nesta semana

Evento ocorre de quinta a domingo em vários pontos da cidade

Por Alexandra Silva em 15/10/2018 às 20:37:55

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (18/10) é o inicio da 3ª edição da FLINF (Feira Literária de Nova Friburgo) e que vai até o Domingo (21/10) e que vai acontecer em torno de mesas, debates e encontros sobre a literatura das línguas, regionalismos e conversas sobre a arte e a escrita dos idiomas dos povos formadores do município.  O tema é deste ano é a diversidade das línguas faladas pelos povos que vieram e formaram a população de Friburgo.

“A grande originalidade da cultura friburguense é o fruto da mistura de línguas e culturas. E a gente quer destacar isso na festa e trabalhar isso nas escolas. Nosso sonho é ter uma frente maior, onde poderemos contar com universidades, escolas institutos de línguas”, declarou Maria Fernanda Macedo, curadora da FLINF.

Um dos destaques é a homenagem a língua árabe com a participação professor da USP, Mamede Jarouche, principal tradutor de árabe no Brasil, que traduziu para o português o livro As Mil e Uma Noites. A língua portuguesa é homenageada com o escritor Francisco Azevedo, autor do livro Arroz de Palma, que fala da literatura portuguesa. E também uma mesa falando da influência da língua francesa na língua portuguesa.

A programação será divida em vários espaços da cidade, como o Espaço Arp e Curadoria, onde acontecerá uma oficina de leitura e escritura; Cadima Shopping, que receberá o Café Literário, onde haverá lançamento de livros e mesas de conversas; na Praça Marcílio Dias, traz uma programação infantil e a apresentação das bandas centenárias municipais: Campesina Friburguense e Banda Euterpe Friburguense, entre outros espaços que receberão saraus, rodas de conversas e exposições literárias com a participação de escritores locais e convidados, como a poeta também nascida em Friburgo, Simone Brantes, premiada com o Jabuti 2017 com o livro Quase todas as noites.

1968 – O Ano Que Não Terminou

O escritor Zuenir Ventura é o patrono da FLINF e como todos os anos, comparece na feira e este ano ele participa da mesa Papo com o Patrono, no sábado (20/10), às 18:30h, no Espaço Arp e Curadoria. Com mediação da Maria das Graças Gripp Spinelli, Zuenir Ventura falará a republicação do livro 1968 – O Ano Que Não Terminou. Trinta anos após a primeira publicação e 50 anos posteriores aos acontecimentos retratados no livro, que descreve as manifestações que desafiavam o regime militar e os desdobramentos que seguiram o Ato Institucional número 5. A medida ficou marcada por encerrar as liberdades civis que ainda restavam.

Todas as informações sobre a Festa Literária de Nova Friburgo podem ser acessados no link: www.flinf.com.br

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.