O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em apoio à Polícia Civil (65ªDP), cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em face de Genivaldo Ferreira Nogueira, vulgo 'Batata', ex-Vereador de Magé. Ele foi preso em casa na Operação Cartel.net.
Genivaldo é proprietário da empresa GBNet, que presta serviços de internet em diversos locais em Magé, sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Segundo o MPRJ, há indícios de que os moradores estejam sendo impedidos de contratar serviços de outras empresas regulamente estabelecidas. O investigado teria o aval do tráfico de drogas local para impedir a instalação e manutenção dos serviços das demais empresas.
A Polícia Civil está investigando a participação de outros envolvidos no esquema criminoso que envolvia o ex-vereador de Magé. O ex-parlamentar da cidade da Baixada Fluminense é acusado de crimes de financiamento do tráfico e organização criminosa.
De acordo com a titular da Delegacia de Magé, Isabelle Conti, para garantir o monopólio na área, ele pagava os criminosos que impediam os moradores de contratarem serviços de outras empresas. Segundo Conti, os recursos investidos também possibilitavam a compra de entorpecentes, armamentos e veículos.
Durante a ação, um celular foi apreendido e será analisado pela polícia. A Polícia Civil disse que tenta garantir o resgate dos recursos financeiros provenientes da atividade criminosa.