A Concessionária MetrôRio começará na próxima quinta, 18/10, a terceira edição da Copa Graffiti. A competição reúne 24 artistas divididos em quatro equipes que irão pintar painéis com o tema "cidadania" nos muros de quatro estações da linha 2. Nessa edição, as estações Maracanã, Engenho da Rainha, Irajá e Acari/Fazenda Botafogo foram as escolhidas em um sorteio realizado no mês de setembro, para receber a pintura dos painéis.
A ideia das imagens grafitadas foi definida em conjunto com os moradores das comunidades próximas às estações e busca valorizar a história de cada local.
A estação Maracanã irá receber a equipe Z.O. Team, liderada pelo grafiteiro e designer Criz Silva. No Engenho da Rainha, a equipe Pintanawá, liderada pelo artista de rua Mário Band"s, irá customizar os muros ao redor da estação. O bairro de Irajá irá ter painéis realizados pelo Clube Regatas do Traço, que tem como líder o grafiteiro Cazé. As paredes da estação Acari/Fazenda Botafogo irão receber o trabalho artístico da equipe Fiel de Fechar, de Carlos Acme, bicampeão da Copa Graffiti. Cada grupo terá 15 dias para concluir os grafites.
Airá Ocrespo, grafiteiro e curador do evento, afirma que a Copa Grafite é um festival de grafite que surgiu por inciativa do Metrô em 2012, cujo objetivo é valorizar a história e os muros das localidades onde acontece. Segundo Airá, a concessionária fez o convite, para que ele elaborasse esse projeto, no qual idealizou o nome e o formato. A 1ª edição foi a maior e contou com a participação de 150 artistas e com a participação de 15 equipes.
O mural vencedor será escolhido por júri técnico e pelo voto da população. As regras de avaliação do concurso serão a organização da equipe, a criatividade e a fidelidade ao tema. O interessado que quiser participar da votação deverá acessar no site oficial da Copa Graffiti, www.copagraffiti.com.
A equipe vencedora irá receber o prêmio de 20 mil reais, patrocinado pela Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, via Lei de Incentivo do ISS, pelo MetrôRio e conta com o apoio do Instituto Invepar.
Projeto ainda oferece oficinas de grafitagem para as escolas dos bairros escolhidos
O Projeto Copa Graffiti é iniciado com oficinas de desenho e pintura em escolas de cada região escolhida. Os alunos e professores dessas localidades, sob a orientação de grafiteiros renomados, constroem painéis inspirados no tema escolhido.
As escolas contempladas, nesse ano de 2018, são: Escola Municipal Rodolfo Garcia, em Irajá; Escola Municipal Especial Francisco Castro, no bairro do Maracanã; e a Escola Municipal Jornalista eEscritor Daniel Piza, em Acari.