Desde a última terça-feira (16), a Prefeitura de São Gonçalo realiza ações em comemoração pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis, doença que atingiu somente este ano, cerca de 550 pessoas no município. Como forma de conscientização, até o próximo dia 22, acontecerão palestras com profissionais do programa IST/Aids, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), além da realizão de testes rápidos para sífilis, hepatites e HIV, em diversos pontos da cidade.
Evelin Bastos, coordenadora do IST/Aids conta como está sendo feito o processo. "Descentralizamos a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais para um total de 17 unidades de saúde. Isso proporciona um melhor acolhimento do usuário, permeando desde a avaliação até o diagnóstico oportuno e tratamento adequado em toda rede de forma resolutiva, reduzindo casos de sífilis congênita, adquirida e sífilis em gestantes durante um período de longo, médio e curto prazo", explicou.
Diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e pediatras, realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A coordenação também realiza a distribuição de preservativos e material educativo para a população. A Coordenação Municipal de DST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email [email protected].
As ações acontecerão nas seguintes datas e horários:
17/10 das 9h às 12h - Academia da Saúde Sebastião José Martins (Estrada do Cordeiro, s/n, Santa Isabel)
18/10 das 9h às 12h - Residencial Venda da Cruz (Antigo 3°BI-Rua Dr. Porcinúncula, 395- Venda da Cruz)
19/10 das 9h às 12h - Praça Luiz Palmier (Rodo)
22/10 das 9h às 12h - Lona Cultural - Jardim Catarina