Nesta sexta-feira (17), a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou cerca de 30 toneladas de donativos alimentícios para as cidades atingidas pelas enchentes no extremo sul da Bahia. Segundo a FAB, pela manhã, uma aeronave decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) carregado com 15 toneladas de doações feitas pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Na tarde desta sexta, houve mais uma decolagem com outras 15 toneladas de alimentos.
A força também informou que ação integra uma cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas. Na última quinta-feira (16), outra aeronave já havia transportado 15 toneladas até Teixeira de Freitas (BA), totalizando, nos dois dias, aproximadamente 45 toneladas de donativos.
A FAB ainda adiantou que nesta sexta ainda transportará uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA).
Ajuda humanitária
A fim de apoiar na ajuda humanitária, a FAB já empregou sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, que decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero do Esquadrão Pantera também foi engajado. Já o C-130 Hércules operado pelo Esquadrão Gordo transportou aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.