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De volta à população

Prefeitura reabre Nave do Conhecimento ao lado do Estádio Nilton Santos

Além da devolução dos equipamentos aos cariocas, incluindo o Museu Cidade Olímpica, foi realizada a premiação dos alunos vencedores da Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia


O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e alguns secretários reabriram as instalações: cultura digital é um dos pilares da atual gestão. Foto: Fabio Motta

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho, reabriram, nesta segunda-feira (20/12), a Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica, situada ao lado do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte. Com ambientes interativos de alta tecnologia, a Nave tem por objetivo incentivar a busca por novos conhecimentos voltados para ciência e esportes, além de dinamizar socialmente as comunidades criando um espaço que estimule a compreensão sobre novas tecnologias de forma democrática.

"É uma alegria muito grande voltar aqui. O secretário de Ciência e Tecnologia trabalhou ao longo deste ano para que pudéssemos devolver para a cidade um equipamento com a qualidade das Naves do Conhecimento. Estamos devolvendo estes equipamentos que, infelizmente, tinham sido abandonados pela gestão anterior. As Naves do Conhecimento integram os diversos legados deixados para a cidade pelos Jogos Olímpicos Rio 2016", afirmou o prefeito.

A Nave do Engenhão fechou ao público em 2018 e permaneceu inativa durante a pandemia de Covid-19. Desde o início do ano, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos. Esta foi a primeira Nave do Conhecimento reaberta, outros oito equipamentos idênticos serão reativados.

Inaugurada em 5 de julho de 2016, durante a segunda gestão do prefeito Eduardo Paes, a Nave do Engenhão oferecerá gratuitamente cursos na área de tecnologia, oficinas, palestras e às inovações tecnológicas. As dependências são espaços multiuso e interativos, que possibilitam pesquisas, visitas virtuais e lazer aos frequentadores. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.

"Nossa ideia é transformar as Naves em polos de capacitação profissional na área de tecnologia. A sociedade vive um momento no qual o desenvolvimento tecnológico é fundamental. A tecnologia tem um papel essencial no crescimento profissional do indivíduo", afirmou Willian Coelho.

Ambientes tecnológicos

A primeira Nave do Conhecimento foi inaugurada há nove anos. De junho de 2012, data da inauguração em Santa Cruz, até hoje, um total de nove espaços localizados nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense foram entregues: Nova Brasília (Complexo do Alemão), Vila Aliança (Bangu), Padre Miguel, Madureira, Irajá, Penha, Triagem e Engenhão.

Um dos principais objetivos do projeto Nave do Conhecimento é implantar na cidade uma rede de unidades que garanta aos cariocas o que existe de mais avançado em termos de cultura digital.

E a Nave do Conhecimento do Engenhão conta com diversos ambientes abordando o tema Esporte e Ciência. O local tem espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de suporte, além de área infantil dedicada às crianças.

Mesa da Comunidade - mapa digital que pode ser visto através de uma mesa interativa multitoque, permitindo ao usuário navegar por sua região e buscar informações divididas em categorias.

Parede do Conhecimento - grande tela interativa multitoque que permite acesso aos aplicativos informativos e educacionais.

Galeria Digital - equipamento multimídia que expõe conteúdos sobre cidadania e a própria comunidade com diversos temas, desde a história da localidade até aspectos didáticos sobre tecnologia, ecologia, planejamento urbano e conhecimento científico.

Sementes do Amanhã - ambiente que consiste em uma réplica de árvore na qual são gravados e assistidos depoimentos dos visitantes.

Nuvem do Conhecimento - local onde estão disponíveis os conteúdos de todas as Naves do Conhecimento, como arquivos, programas, serviços, perfis e cursos disponíveis no projeto.

Museu Cidade Olímpica e Paralímpica

Além dos diversos cursos e estrutura de aprendizado, a Nave do Engenhão abriga o Museu Cidade Olímpica e Paralímpica. O espaço tem o esporte como tema principal e conta com ambientes interativos que visam a difundir a história da Olimpíada e da cidade. Exemplares das medalhas dos Jogos Rio 2016, da tocha olímpica e de acessórios que fazem parte da história dos jogos estarão expostos ao público. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 21h; e domingo, das 9h30 às 16h30. O espaço fica fechado às segundas-feiras e feriados.

Premiação da Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia

Durante a reabertura da Nave do Conhecimento, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia realizou a cerimônia de entrega das premiações para os alunos das equipes que se destacaram na primeira edição da Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia. Alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os vencedores com o Projeto Sonhar. O objetivo da competição acadêmica foi incentivar os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal a identificarem problemas reais da cidade e desenvolverem soluções baseadas em ciência e tecnologia, durante três dias de uma maratona de criatividade, empreendedorismo e inovação.

"O secretário Willian Coelho teve essa iniciativa de criar a Olimpíada de Ciência e Tecnologia, fazendo algo em paralelo com a Olimpíada de Matemática, que fez sua premiação na semana passada, em parceria com a Secretaria de Educação. Parabéns a todos os alunos que participaram, em especial aos que estão foram premiados aqui", disse o prefeito do Rio.

Promovida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a disputa aconteceu no formato online, entre os dias 20 e 22 de outubro. Um dos propósitos da Olimpíada foi motivar o ecossistema empreendedor voltado para os jovens estimulando também a criação de startups a partir de desafios expostos nos temas: meio ambiente, Covid-19 e os impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos, geração de renda e saúde.

"A Olimpíada de Ciência e Tecnologia teve o objetivo de incentivar os alunos da Rede Pública Municipal e trazê-los para a área de tecnologia. É o nosso futuro, um mercado pujante e nós precisamos que eles despertem a atenção para isso e tenham uma formação na área de TI para ocupar esse mercado de trabalho. Foram três dias de muita criatividade e inovação", declarou Willian Coelho.

Os alunos da escola da Ilha do Governador, primeiros colocados na competição com o Projeto Sonhar, criaram um aplicativo para auxiliar jovens alunos a opinarem sobre o futuro da educação por meio de um game. A segunda colocação ficou com os alunos da Escola Municipal Sobral Pinto, na Praça Seca, Zona Oeste, com o projeto ClassLine. Eles desenvolveram um aplicativo para suprir as dificuldades que os alunos tiveram com o formato das aulas online por conta da Pandemia. A equipe da Escola Municipal Rose Klabin, de Guadalupe, Zona Norte, foi a terceira colocada com o aplicativo Conectando Suburbanos, que conecta os alunos criando comunidades virtuais para debates e palestras sobre temas diversos.

Os critérios de avaliação das soluções apresentadas pelas equipes foram: atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada pelos alunos impactará em uma comunidade.

"Fico muito feliz de ver o reconhecimento de um projeto que nasceu dentro das nossas escolas e se torna, agora, uma inspiração para outros alunos. O jovem é o protagonista da sua história e queremos incentivá-lo a exercer sua cidadania, desenvolver soluções para a sociedade e fortalecer habilidades que serão úteis por toda a vida educacional e profissional, indo muito além do muro das escolas", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Prefeitura do Rio

Nave do Conhecimento Cultura digital Inovação Empreendedorismo Museu Cidade Olímpica Estádio Nilton Santos Engenho de Dentro

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