TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Profissionais dão dicas para não se complicar nas famosas 'festas da firma'

Etiqueta e aparência podem fazer a diferença na hora da confraternização de fim de ano

Por Portal Eu, Rio! em 21/12/2021 às 14:57:42

Foto: Freepik/Divulgação

Nesta época de festas de final de ano é bem comum as empresas também promoverem as suas confraternizações entre funcionários para celebrar o final de um ciclo e o início de mais um. Por mais que o clima nesses eventos seja de descontração, é importante que os funcionários fiquem atentos.

Uma vez que costumam participar pessoas de todos os níveis organizacionais da empresa, o excesso de bebida ou um comentário inapropriado sobre um chefe, pode acabar pegando mal. Vale lembrar que apesar do ambiente ser festivo, ainda se trata do seu meio corporativo.

“Uma festa de fim de ano de uma empresa é sempre uma rede para que o peixe que não souber nadar fique preso nela”, avalia Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

Ester Gomes é especialista em desenvolvimento humano. Foto: Divulgação

Ela afirma que para manter uma boa impressão é importante seguir alguns protocolos. Por exemplo, caso não goste do buffet sugerido não demonstre ou faça algum comentário negativo e também quando for servido não se desespere para pegar a sua comida.

Procure chegar na hora marcada e sair quando acabar, tanto atrasados quanto os famosos “arroz de festa” nessa hora não é algo apropriado. Importante também não se fechar somente em um grupo durante a festa. “Procure interagir com todos sendo gentil e educado, as pessoas irão ver como é comunicativo e agradável. Não se esqueça de cumprimentar os anfitriões da festa e interagir com eles se possível”, explica Ester.

Roupa também é importante

Além da etiqueta, é preciso ser cauteloso também com a vestimenta. A consultora de imagem e moda, Sophia Marins orienta que o primeiro passo é identificar onde será a celebração e começar a buscar uma roupa que se adeque com o horário e ambiente.

Ela sugere para as mulheres nada de muito decote e transparências. “Veja algo sutil ao mesmo tempo elegante, com uma cor que te destaque sem ficar extravagante. Vestidos um pouco acima do joelho é uma opção, assim como os um pouco abaixo”, exemplifica.

Sophia Marins é consultora de imagem e moda. Foto: Divulgação

Sobre os homens, Sophia avalia que o meio termo do não muito formal para o totalmente informal não cai bem. “Regatas e bermudas devem ser evitadas, uma camisa social e calça pode ser uma boa escolha. A roupa deve refletir seu caráter e sempre ter muito cuidado com o uso de estampas e as combinações que inventar de fazer”, finalizou.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.