"Meu pequeno Cachoeiro/Vivo só pensando em ti/Ai que saudade dessas terras/Entre as serras/Doce terra onde eu nasci" é o refrão da música "Meu Pequeno Cachoeiro", cantada por Roberto Carlos em 1970, que sempre é tomada como referência quando alguém aborda a terra natal do cantor. E às vésperas do natal de 2021, a cidade é o pontapé de um projeto musical 63 anos após a partida de seu ilustre filho à capital fluminense. Isso porque é no município capixaba que teve início o “Revelar Cachoeiro”, com apresentações exclusivas de artistas cachoeirenses levadas ao público nesta terça (21) gratuitamente no centro da cidade.
Além do show, denominado "Cachoeiro canta Roberto", a o projeto prevê a realização de outras ações no ano que vem com o objetivo de transformar Cachoeiro de Itapemirim em referência de cultura e receber Roberto Carlos em abril, ocasião na qual o cantor deve retornar aos palcos para o início de sua turnê de 2022. Ao mesmo tempo, também está prevista uma comemora dos 81 anos de vida do artista que mora há décadas na Urca, na Zona Sul do Rio.
A primeira etapa da iniciativa é incluir diversos pontos do município com várias inserções, como a distribuição de placas turísticas que vão desbravar a trajetória de Roberto Carlos e outras estrelas, como Rubem Braga e Sérgio Sampaio. Também faz parte do projeto o desenvolvimento de um aplicativo para revelar Cachoeiro ao turista, com informações e histórias dos renomados artistas que nasceram lá, e a inclusão de diversos motoristas de táxi, que serão treinados para contar as principais histórias de Roberto Carlos e serão identificados por seus carros - adesivados com os nomes de músicas consagradas do artista.
Para o prefeito da cidade, Victor Coelho, essa é uma data importante para a valorização de seu mais ilustre filho:
“Roberto merece todas as nossas homenagens e será um presente a vinda dele ao município, pois estamos realizando a revitalização da Casa de Cultura, que servirá para movimentarmos o turismo de Cachoeiro”.
A iniciativa começou em junho deste ano e foi dividida em diversas etapas, como: publicação de conteúdos especiais mostrando os atrativos de Cachoeiro e de cidades que fizeram do turismo seu maior produto.
“Esse show é uma homenagem da cidade e desses músicos cachoeirenses, que têm Roberto como inspiração. O ‘Cachoeiro canta Roberto’ é uma demonstração de carinho não só dos músicos, mas também de todos os cachoeirenses com o Rei”, ressalta Elias Carvalho, empresário da mídia local.
No mês de novembro, o Seminário Revelar Cachoeiro de Itapemirim reuniu nomes, como: Jotabê Medeiros, jornalista e autor da biografia “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”; Barry Charles Silva, secretário de Turismo de Varginha; Edu Henning, jornalista e crítico musical; Samir El Ghaoui, secretário Municipal de Turismo de Petrópolis; Gustavo Arrais, ex-secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais; e diretores da Associação de Turismo de Conservatória, no distrito de Valença (RJ), com um grupo de seresteiros. O objetivo foi debater com o trade de turismo quais os próximos passos para colocar o município como destaque no cenário turístico nacional.