TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio envia ajuda aos desabrigados pelas chuvas na Bahia

Governador Claudio Castro determina o envio de ajuda

Por Portal Eu, Rio! em 28/12/2021 às 07:34:58

Na região do Guandú, fortes chuvas alagam diversos municípios baianos. Foto: Camila Souza/GOVBA.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro vai ceder um helicóptero, 40 militares e 20 embarcações a partir desta terça-feira (28). Solidário aos mais de 115 municípios baianos afetados pelas chuvas dos últimos dias, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), determinou o envio de ajuda humana e material ao Governo da Bahia.

Na Bahia, o o governador Rui Costa (PT) anunciou novas ações que complementam as medidas já adotadas para dar assistência às vítimas das chuvas no estado.

Entre as providências está um auxílio financeiro para as famílias atingidas. O benefício vai ser executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano. O valor a ser repassado será definido e divulgado, em breve.

Rodovias fechadas

As dificuldades de acesso aos municípios afetados pelas chuvas são grandes. Chega a 37 o número de trechos de rodovias baianas afetadas pelas fortes chuvas deste mês de dezembro. A ação de monitoramento sobre a situação dos pontos atingidos continua sendo realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Mais seis ocorrências novas foram registradas nas regiões do Baixo Sul, na BA-542, do Vale do Jiquiriça, na BA-545, no Litoral Sul, no acesso à Floresta Azul e na BA-001, no oeste, na BA-172, e na Sudoeste, na BA-634, na tarde segunda-feira (27).

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura no Baixo Sul acompanha a situação no KM 10 da BA-542, entre Valença e a BR-101. O grande volume de água invadiu a pista no último final de semana. O tráfego de veículos na rodovia encontra-se normal.

No sudoeste baiano, o trânsito da BA-634, que liga Itambé a Ribeirão do Largo, foi interditado na região da ponte sobre o Rio Pardo por conta do alto nível de água e a previsão de abertura das comportas da barragem do Machado, em Minas Gerais. A circulação de veículos está proibida na BA-632, do distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, até Encruzilhada devido a um deslizamento de terra ocorrido nesta segunda-feira (27).

Na BA-549, o trânsito entre o distrito de Itaibó, em Jequié, e Baixa Alegre foi interrompido no último domingo (26) por conta de rompimento de aterro de um dos encontros da ponte. Uma alternativa para o motorista que deseja chegar à localidade é utilizar da BA-548, que liga os entroncamentos da BR-330, próximo à Jitaúna, e da BA-549. A passagem de automóveis pela BA-263, na região da Serra do Marçal, entre Vitória da Conquista e Itambé, foi liberada em meia pista hoje (27) após a limpeza da pista, que havia sido bloqueada por causa de deslizamento de terra.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.