Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Torneio de volta em 2021

Após pausa por um ano por causa da covid-19, Copa São Paulo de Juniores começa neste domingo (2)

Estado do Rio de Janeiro será representado por oito clubes


Arthur, joia de Xerém, estará na Copinha em busca do sexto título para o Fluminense. Foto: Mailson Santana/FFC

Depois de ter a edição de 2021 adiada por causa da covid-19, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, mais conhecida como Copinha, inicia neste domingo (2) a sua 52ª edição e vai até 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. São 128 clubes na disputa, divididos em 32 grupos, com quatro times cada.

Sendo considerado a maior competição de base do Brasil, a Copinha já revelou muitos craques do presente e passado, sendo considerada uma vitrine para as joias do futebol brasileiro. Além disso, a importância do torneio aumenta a cada ano, razão pela qual participam nomes conhecidos, que até já integram o elenco profissional de seus clubes, alguns na condição de titular.

Nesta edição, assim como aconteceu também nas anteriores, alguns filhos de craques consagrados estarão em campo, buscando trilhar o mesmo caminho de sucesso. Devido ao cancelamento do torneio em 2021 por causa da pandemia de Covid-19, a Copinha terá participantes nascidos em 2001, mesmo tendo excedido a idade limite de 20 anos que consta na regra da competição.

Na primeira fase, os times se enfrentam nos respectivos grupos e os dois melhores colocados após três rodadas, avançam. A partir da segunda fase, os jogos serão disputados em mata-mata.

Nas 51 edições, 22 campeões diferentes levantaram a taça. O Corinthians figura como o maior vencedor, tendo conquistado 10 títulos. Alguns times tradicionais não tem Copinha no currículo, como por exemplo Palmeiras e Grêmio.

Participação dos times do Rio

O Fluminense, ao lado do Internacional, alcançou a segunda posição no ranking, com 5 títulos na competição. O Flamengo vem em terceiro lugar, junto com o São Paulo, sendo quatro vezes campeão. O Vasco conquistou apenas uma taça do torneio e o Botafogo ainda nenhuma.

Resende, Portuguesa-RJ, Volta Redonda e Nova Iguaçu são os times de menor investimento do Rio de Janeiro que também irão disputar a Copinha este ano, somando oito equipes que defendem o estado, contando com os quatro grandes.

O primeiro carioca a estrear será o Botafogo, nesta segunda-feira (3), em jogo contra a Aparecidense (Goiás) às 15:15 em Taubaté pelo Grupo 14. Já o Fluminense inicia sua jornada em busca do sexto título na terça-feira (4) contra a Jacuipense (Bahia), também às 15:15, em Matão pelo Grupo 6. Vasco e Flamengo entram em campo na quarta-feira (5), sendo que o time na Cruz de Malta joga contra o Lagarto (Sergipe) às 11 horas em Santana de Parnaíba pelo Grupo 24. Já o Rubro-Negro enfrenta o Forte Rio Bananal (Espírito Santo) na Arena Barueri às 21:45 pelo Grupo 29.

O público está liberado para assistir nos estádios as partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022, mas terá que seguir a todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e será obrigatório o uso de máscara durante todas as partidas.

Desta vez a final do torneio não será no Pacaembu, onde tradicionalmente acontecem as decisões da Copinha, pois o estádio está em obras. Por enquanto a Federação Paulista não divulgou o novo local para a grande finalíssima no dia 25.

Copa São Paulo de Futebol Júnior São Paulo Copinha Futebol Categorias de base Botafogo Flamengo Fluminense Vasco Resende Portuguesa Volta Redonda Nova Iguaçu

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!