A cidade do Rio não fará seu tradicional carnaval de rua este ano. Em reunião entre o prefeito carioca, Eduardo Paes, e a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, que organiza os blocos de rua no Rio, foi colocada uma pedra no assunto. Com o aumento dos casos da Covid-19 nas últimas semanas, a definição foi pela não realização da festa de momo nas ruas.
"A gente comunicou a eles (responsáveis pelos blocos) que o carnaval de rua nos moldes que a sempre fez até 2020 não acontecerá em 2022. Infelizmente, falo como prefeito e como cidadão que gosta de carnaval, mas não podemos fazer", disse Paes, em live ao lado de Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde, e Daniela Maia, presidente da Riotur.
O prefeito, porém, garantiu, por ora, a realização dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. A intenção da prefeitura é de controlar o acesso de componentes e do público que irá acompanhar a festa.
Este será o segundo ano consecutivo em que o Rio de Janeiro não terá a sua maior festa. Em 2021, foram cancelados tanto o carnaval de rua quanto os desfiles das escolas de samba na Sapucaí.
Questão sanitária
Para Rita Fernandes, as apresentações do secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, feitas durante a reunião, sustentaram a decisão pelo cancelamento: "A questão sanitária sempre norteou a posição dos blocos sobre ter ou não carnaval", garante.
O sentimento era de desânimo entre os responsáveis pelos blocos da cidade mesmo antes da reunião com Paes. As últimas notícias sobre a variante Ômicron e o aumento dos casos já indicavam a possibilidade de cancelamento.
Cobranças de patrocinadora
Ontem (3), a Ambev notificou a Prefeitura do Rio sobre a necessidade de uma decisão a respeito da realização ou não do carnaval de rua na cidade. A cervejaria é patrocinadora da festa popular.
"Somos apaixonados pelo carnaval, mas o cenário ainda exige muita cautela. A saúde das pessoas deve vir sempre em primeiro lugar. Diante do surgimento da nova variante de Covid-19 ao redor do mundo, contatamos as prefeituras parceiras e outros grandes realizadores do carnaval para termos clareza sobre o calendário da festividade. Continuamos seguindo e endossando as recomendações médicas e sanitárias e das autoridades locais para uma celebração segura e responsável", disse a nota da empresa.
Niterói não terá blocos de rua nem bailes nos clubes
Já a Prefeitura de Niterói também confirmou que não haverá carnaval de rua na cidade, com os desfiles de blocos. Aliás, o município também não irá autorizar a realização das festas de carnaval em clubes.
Estão mantidos, porém, os desfiles de escolas de samba na Rua da Conceição, no Centro. Como acordado com a associação das escolas de samba da cidade, os componentes terão que apresentar comprovante de vacinação e testagem. Nas arquibancadas, os foliões terão de usar máscaras, respeitar o distanciamento e apresentar o passaporte da vacina.
O município vai continuar acompanhando a situação da pandemia na cidade e na região metropolitana ao longo das próximas semanas, podendo restringir, inclusive, o desfile das escolas da rua da Conceição.