Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Efeito do isolamento

Defensoria Pública registra aumento do número de divórcios no Rio de Janeiro

Maioria dos casos de divórcio foram registrados em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz


Aumento do número dee separações também ocorreu no Brasil. Foto: Pixabay.

Em 2021, mais gente quis se divorciar no Rio. As separações totalizaram 44.928, E a maioria for registrada nos bairros de Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, segundo dados do Sistema Verde, que reúne informações da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

O total de casos com os assuntos "divórcio consensual, litigioso e extrajudicial" registrado no sistema foi 113% a mais do que em 2020.

Desse total, 31,7% viraram processos na Justiça. A maior parte foi registrada nos núcleos de primeiro atendimento dos bairros da zona Oeste do Rio. E o pico foi em novembro: 5.500 casos em apenas um mês.

Em 2020, o número total de casos de divórcios no Verde foi de 21.046, sendo que 43,1% foram processuais. As regiões que mais tiveram casos em 2020 foram os mesmos bairros da Zona Oeste do Rio.

No Brasil

O crescimento foi observado também em todo o Brasil no ano passado. De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – que reúne mais de nove mil tabeliões, foram mais de 77 mil divórcios consensuais, o maior registrado desde 2007.

Para os especialistas, as separações são provocadas pela Pandemia, que forçou o maior convívio entre casais.

Em 2020, o número de casais divorciados de maneira consensual também foi alto, mais de 76 mil registros e a expectativa é que apenas em 2023, o número de separações volte à patamares anteriores a pandemia.

Ouça no Podcast Eu, Rio! reportagem da Rádio Nacional sobre o crescente número de divórcios no Brasil durante a pandemia.


Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Divórco Bangu Santa Cruz Campo Grande Separação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!