TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Uerj institui "Ano Darcy Ribeiro" no centenário do educador

Universidade decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira

Por Portal Eu, Rio! em 10/01/2022 às 15:28:32

Darcy Ribeiro. Foto: Reprodução Internet

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira, instituindo o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro, em 2022. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino, bem como pela defesa da democracia e do estado democrático de direito, no ano de seu centenário.

"Darcy Ribeiro é um exemplo de resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas", afirma o reitor Ricardo Lodi.

Em destaque, a fundação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) na década de 1980, a idealização do Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu, além de estudos sobre o impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX para a UNESCO e a participação na organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96), entre outros.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Ribeiro foi professor de Etnologia daFaculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, sendo homenageado por Universidades como Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e UNB.

“O Ano Darcy Ribeiro na Uerj será repleto de atividades relacionadas à educação e cultura, com palestras, seminários, apresentações artísticas, entre outros”, declara Lodi.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.