TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Projeto prevê revitalização da Concha Acústica em Niterói

Local vai se transformar em um complexo esportivo

Por Gabriel Gontijo em 22/10/2018 às 22:09:08

Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

A Concha Acústica, localizada no Centro de Niterói, passará por obras com a finalidade de revitalizar a área. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (22) pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves. A previsão é que o espaço se transforme em um complexo esportivo, com duas piscinas cobertas, pista de corrida, ginásio, campo de futebol e quadras poliesportivas. O planejamento é que a obra seja concluída em 2020.

A revitalização terá como modelo a técnica "retrofit" ("atualizar o antigo", traduzido do inglês), que é o aperfeiçoamento do local sem a necessidade de se colocar tudo abaixo, mantendo sua arquitetura original e sua característica histórica.

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, adianta que a prefeitura já está trabalhando na elaboração de projetos que atendam as crianças da cidade no espaço poliesportivo que será construído.

"Vamos desenvolver ali projetos de iniciação desportiva para atender mais de 3.000 crianças, como já foi feito antes na cidade. O espaço da Concha permanece para shows, com uma parte voltada para teatro ao ar livre. Nosso objetivo é trazer a população para dentro do novo Parque, para usufruir o equipamento", apontou o secretário.

Estrutura detalhada

Serão construídas duas piscinas, ambas cobertas: uma semi-olímpica e uma para hidroginástica. As duas serão aquecidas com energia solar captada por placas colocadas nas luminárias do local. Todas as edificações terão teto e paredes verdes. Serão duas quadras externas, uma de vôlei de areia e uma de tênis. O campo de futebol será de grama sintética e também poderá ser usado para receber shows.

Desenvolvido de acordo com um projeto sustentável, o local apresenta uma estrutura planejada de acordo com o meio ambiente. O teto do ginásio terá captação de água da chuva; a pista de corrida de 500 metros será de borracha reciclada, as estruturas terão teto verde (sistema com objetivo principal de plantio de árvores e plantas nas coberturas de edificações) e o parque terá seis bosques.   

O ginásio, que terá capacidade para 2000 pessoas, terá uma quadra poliesportiva. No teto, será feita captação de água da chuva para reuso na irrigação do Parque. Dentro do ginásio, um acesso para o segundo andar permitirá que os visitantes tenham vista para a Baía de Guanabara. Um parcão, academia para a terceira idade, paraciclo e arquibancadas completam a estrutura da nova Concha Acústica. 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.