TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Maricá será primeira cidade do RJ a vacinar crianças contra a Covid-19

Imunização vai obedecer às diretrizes do PNI, começando por indígenas e na semana que vem pessoas com deficiência ou comorbidade

Por Portal Eu, Rio! em 12/01/2022 às 13:36:25

Povos originários também foram prioridade na vacinação de adultos. Foto: Prefeitura de Maricá/Reprodução (Flickr)

Maricá será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro — e uma das primeiras de todo o país — a começar a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, a partir desta sexta-feira (14/01), cumprindo etapas por prioridades.

Inicialmente, serão imunizadas as crianças indígenas em suas aldeias. Já no sábado (15/01), será a vez das crianças desta faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), das 9h às 13h.

A vacinação continuará de segunda (17/01) a sexta-feira (21/01) para as crianças deste grupo prioritário, entre 9h e 16h, igualmente no SAREM. As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.

Vacinação é segura e eficaz

O cronograma segue o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, desde que com a disponibilidade de vacinas.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, destacou que a imunização será iniciada no mesmo dia em que as doses específicas para as crianças chegarem à cidade.

“É importante que os responsáveis saibam que a vacina é segura e eficaz, e é fundamental que as crianças recebam a primeira dose o quanto antes, para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar formas graves, a vacinação das crianças também protegerá os adultos e os idosos, por isso é urgente e necessária”, disse.

Sequência do calendário

As datas para a imunização das crianças em geral serão divulgadas em breve, visto que a aplicação depende da chegada de remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Da mesma forma, será feita seguindo o PNI.

Documentos para a vacinação

O responsável legal precisará apresentar o laudo médico que comprove comorbidade ou deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.

Calendário

14 e 15/01 - Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (das 9h às 13h)

17/01 a 21/01 - Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (das 9h às 16h)

Local: Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM) - R. Ver. Luiz Antonio da Cunha, n° 200 - Centro, Maricá.

Fonte: Prefeitura de Maricá

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.