O Brasil é o segundo país do mundo em realização de cirurgia bariátrica e, somente em 2019, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), houve um crescimento de 7% em comparação com o ano de 2018. Ainda de acordo com a SBCBM, houve também um aumento de mais de 87% na procura pelo procedimento entre 2011 e 2018.
Com esse aumento na realização de cirurgias bariátricas vêm também as preocupações com o pós-operatório e as dúvidas sobre quando realizar o procedimento plástico para retirada do excesso de pele. O cirurgião plástico Marcelo Frazão explica quando e como a plástica deve acontecer.
“A cirurgia plástica deve acontecer quando o paciente estiver confortável com o seu peso e com a taxa de índice de massa corporal (IMC) em menos de 30”, disse o cirurgião. “A plástica é uma tentativa de restaurar o corpo do paciente do período de obesidade. A sobra de pele e a flacidez depois da bariátrica podem causar problemas estéticos e psicológicos”, acrescentou.
Marcelo Frazão: IMC menor que 30
Marcelo Frazão ressalta que todo o procedimento deve ser feito com um profissional capacitado e em local seguro e credenciado. “A cirurgia plástica deve acontecer entre um ano e um ano e meio após a bariátrica. Além disso, o ponto principal é que o paciente precisa estar ciente do protocolo proposto pela equipe que vai fazer o procedimento”, frisou o cirurgião.