Jaqueline Mourão conquistou a medalha de prata na prova de Distance Clássico (no feminino, 5 km) da Copa dos Balcãs, no dia 12 de janeiro, em Zlatibor, na Sérvia. A brasileira conquistou um dos melhores resultados em sua carreira no Esqui Cross Country ao finalizar a prova com o tempo de 14min40s1. A atleta chegou a apenas 7,9 segundos da campeão, a espanhola Marta Moreno Ramos. A letoniana Estere Volfa completou o pódio em terceiro lugar.
Com o resultado, Jaqueline conquistou 103.36 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor foi o resultado conquistado durante a prova), seu sétimo melhor resultado em sua carreira. A medalha de prata também se torna a décima medalha conquistada pela brasileira em competições oficiais de Esqui Cross Country.
O resultado demonstra o foco de Jaqueline Mourão para mais uma disputa Olímpica. A classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, se efetivada, tornaria Jaqueline Mourão a maior referência do país em presença nos Jogos Olímpicos: a atleta alcançaria um total de 8 participações no evento em 3 esportes diferentes.
A mineira de Belo Horizonte estreou nos Jogos Olímpicos fora da neve, no ciclismo MTB, em Atenas 2004. A estreia em Jogos Olímpicos de Inverno aconteceu em Torino, Itália, em 2006, participando do evento no Esqui Cross Country. Desde então, já são 7 participações em diferentes Jogos Olímpicos como representante do país nos esportes de Ciclismo Mountain Bike, Biatlo e Esqui Cross Country. Sua sétima participação aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. Um recorde de participações alcançado por outros grandes nomes do esporte nacional, como medalhista da vela Robert Scheidt e a jogadora de futebol Miraildes Maciel Mota, a Formiga.
Preparação para Pequim 2022 entra na reta final, entre a neve e o asfalto
Os atletas brasileiros dos esportes de neve estão nos últimos dias de classificação para suas potenciais participações nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Pequim, na China. Entre as vagas já conquistadas pelo Brasil para o evento, estão as três vagas da modalidade do Esqui Cross Country, sendo uma delas para atleta do masculino e duas para atletas do feminino.
Desde o começo da temporada, os atletas que compõem a equipe brasileira de Esqui Cross Country já disputaram muitas competições na América do Norte e na Europa, sem contar as participações no Circuito Brasileiro de Rollerski, modalidade que integra o Esqui Cross Country e é praticada diretamente no asfalto.
Fonte: Time Brasil/COB