No primeiro dia de vacinação contra a covid-19 para crianças no município do Rio de Janeiro, foram aplicadas 18.604 doses. A imunização infantil começou ontem (17), com a aplicação da primeira dose nas meninas de 11 anos e nas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente, que podem comparecer em qualquer dia.
O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, pelas redes sociais. “Finalizamos o dia de hoje com 18.604 crianças vacinadas obrigado a todos os profissionais de saúde pelo empenho e aos responsáveis pela confiança na vacina. #VacinasSalvamVidas”.
A estimativa é que a cidade tenha cerca de 560 mil crianças nessa faixa etária. Com a inclusão das crianças, o painel da vacinação da prefeitura indica que 91,4% das pessoas elegíveis para receber a imunização contra a covid-19 já tomaram a primeira dose e 86,9% receberam duas doses ou a dose única. Hoje, o dia está reservado para os meninos de 11 anos.
Desde os últimos dias de dezembro, o número de casos de covid-19 na cidade estão tento um crescimento exponencial, passando de 6 mil confirmações por dia na média móvel registrada na semana passada. Também na semana anterior, começaram a aumentar os casos graves e foram confirmados os primeiros óbitos pela doença este ano na cidade, somando 20 mortes no momento.
A positividade dos testes diagnósticos chegou a 51% na segunda semana do ano e as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) voltam a subir. Em dezembro, o percentual de internados na rede municipal com covid-19 ficou abaixo de 1% e agora está em 10,9%, com 647 pessoas internadas pela doença.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) atualizou a lista de escolas que estão funcionando hoje como postos de vacinação contra a covid-19. De acordo com a pasta, o objetivo é retornar às aulas no dia 7 de fevereiro, 100% presencial, respeitando os protocolos sanitários e com o máximo de crianças vacinadas. A SME esclarece que não exigirá o comprovante de vacina contra a covid-19 para que a criança frequente a escola, mas incentiva que todas se imunizem.
- EM Gonçalves Dias - R. Campo de São Cristóvão, 115 - São Cristóvão
Unidade de referência: CMS Zeferino Timbau Jr.
- EM Dr. Cícero Pena - Avenida Atlântica, 1976, Copacabana
Unidade de referência: CMS João Barros Barreto
- EM Prudente de Moraes - Rua Enes de Souza, 36, Tijuca
Unidade de referência: CMS Heitor Beltrão
- EM Anibal Freire - Av. Prof. Plínio Bastos, 631, Olaria
Unidade de referência: CMS José Paranhos Fontenelle
- CIEP Patrice Lumumba - Praça da Confederação Suíça, S/N, Del Castilho
Unidade de Referência: CF Sergio Nicolau Amin
- Escola Municipal Paraíba - Estr. Mal. Alencastro, 4.035, Anchieta
Unidade de Referência: CF Sergio Nicolau Amin
- Escola Municipal Paraíba - Estr. Mal. Alencastro, 4.035, Anchieta
Unidade de referência: CF Maria de Azevedo Rodrigues
- CIEP Margaret Mee - Recreio dos Bandeirantes
Unidade de referência: CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho
- EM Pio X - R. Serra Negra, 103, Tanque
Unidade de referência: CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo
- EM Paulo Maranhão - Rua do Governo 866, Realengo
Unidade de referência - CF Romulo Carlos Teixeira
- CIEP Raymundo Ottoni de Castro Maya - Rua moranga s/n, Campo Grande
Unidade de referência: CF David Capistrano Filho
- CIEP Papa João XXIII - Av. João XXIII, S/nº, Santa Cruz
Unidade de referência: CF Ernani de Paiva Ferreira Braga
Fonte: Agência Brasil