O discurso do presidenciável do PSL, deputado federal Jair Bolsonaro em um vídeo durante manifestação em apoio à sua candidatura na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, defendendo que os "marginais vermelhos" deveriam escolher entre ir para a cadeia ou exílio no exterior, causou indignação no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso , presidente de honra do PSDB nacional. Em postagem no twitter, o tucano disse que as falas de Bolsonaro lembram a época da ditadura.
"Inacreditável: um candidato à Presidência pedir às pessoas que se ajustem ao que ele pensa ou pagarão o preço: cadeia ou exílio. Lembra outros tempos. O que o Brasil precisa é de coesão no rumo do crescimento e diminuição da desigualdade", disse o ex-presidente.
A fala recebeu críticas de internautas, na conta dele na rede social. Um internauta disse: " FHC o que você fez enquanto o PT roubava, corrompia, fazia alianças espúrias, ajudava ditaduras mundo afora com nosso dinheiro, se aliava a empresários e políticos corruptos para destruir nosso país??? Nada!!!! É muita hipocrisia!!!". Uma internauta acusou: "Se beneficiava por baixo dos panos..." "Não duvido", completou outro internauta.
No último domingo, o ex-presidente usou o twitter para criticar o vídeo em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidenciável, declarou que para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) bastava um "cabo e um soldado".
O tucano comentou: "As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro merecem repudio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição".
O comentário também foi alvo de críticas. "Seu repúdio a qualquer coisa não tem a menor importância, relevância zero, não causa mossa, é um nada, conjunto vazio, dano algum, insalubre, inóspito, insípido, inodoro, incolor, inválido, desértico, ridículo e inútil", disse uma internauta.
"FHC É 00000000.000001 sem moral, sem caráter e comunista. É um grande traidor da nação. Pilantra safado que apoia bandido. Se apoia bandido é também bandido" continuou um rapaz também na rede.
Já outro internauta apoiou a fala do ex-presidente: "Bolsonaro tem o apoio de Guilherme de Pádua. Ele não é bandido? O que dizer meu caro? E o Frota, ator pornô? Bolsonaro não defende a família? E a Ku Klux Klan? Agora tem raivinha de FHC, mas só porque fala verdades sobre essa besta, o lucifer Bolsonaro? Abduzidos!", acusou