Instituída pela Lei 10.465, de 2002, como o"Dia Nacional da Saúde Bucal", a data comemorativa de 25 de outubro tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância de cuidar da boca.De acordo com o Ministério da Saúde, a boca além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Treinar as crianças a ter bons hábitos de higiene oral, ainda novinhos, pode resultar em sorrisos saudáveis que vãodurar por toda a vida. A odontopediatra Adriana Del Bosco explica que há controvérsias na indicação da higiene bucal do bebê, onde há profissionais que indicam que a higienização deve iniciar depois do nascimento dos primeiros dentes de leite, enquanto outros, que seja antes mesmo dos dentes aparecerem, a partir do 4º mês de vida.
"No caso dos bebês, a higienização deve ser feita com uma gaze umedecida em água filtrada. Enrole a gaze no dedo e passe de forma delicada por toda a arcada, gengiva, bochechas e língua, pelo menos uma vez ao dia. Após o nascimento do primeiro dentinho, os pais já devem começar a fazer uso da escova de dente, aliado ao uso do fio dental. A escova de dente não consegue limpar entre um dente e outro, portanto, o fio dental deve fazer parte da rotina diária e de preferência, antes da última escovação do dia",orienta Adriana.
O flúor é muito importante para a prevenção das cáries, mas deve ser usado com responsabilidade. Adriana explica que é muito importante que a pasta de dente fique fora do alcance das crianças. E, particularmente, gosta de indicar o creme dental sem flúor para a criança levar para o colégio.
A quantidade de creme dental a ser colocada na escova de dente deve seguir certos parâmetros, como a faixa etária da criança, por exemplo. Segundo a dentista Adriana Del Bosco, para crianças com o primeiro dentinho até os 2 anos de idade, a quantidade indicada de pasta dental equivale a metade de um grão de arroz cru; para crianças de 2-4 anos é o equivalente a um grão de arroz; e crianças acima de 4 anos, ou que já saiba cuspir, a quantidade é de um grão de ervilha.O creme dental tem que ter pelo menos 1.000 ppm de flúor, completa a dentista.
Em uma limpeza bucal ideal é necessário criar uma rotina, principalmente, após as refeições, mesmo que haja somente a ingestão de líquidos (líquidos adocicados ou leite materno). E se possível, criar um horário de amamentação para evitar frequentes episódios de ataques cariogênicos, que fazem com que a criança tenha a chamada "cárie de mamadeira".
A escova de dente é uma ferramenta fundamental para higienizar a boca e deve ser trocada a cada três meses. Alguns modelos até indicam o tempo de vida útil", explica a Constança Nahu Segond, do CMS Augusto Amaral Peixoto.
Ainda que a criança pareça ter condições de fazer a higiene sozinha, acrescenta Adriana Del Bosco, a supervisão dos pais é fundamental para garantir a higiene satisfatória. E ainda lembra que "a criança, mesmo com a capacidade limitada, deve ser sempre incentivada, pois dessa forma cria-se o hábito da higienização e o aprendizado da importância de se ter cuidados com a saúde bucal", finaliza.
Não depende apenas de bons hábitos de higiene para se ter saúde bucal "é fundamental cuidar da alimentação, seguir uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, evitando ao máximo itens ricos em açúcar. O uso do fio dental é de suma importância, pois serve também para limpar as partes laterais do dente onde a escova não alcança. Deve ser introduzido entre os dentes "esfregando" de um lado para o outro, mas não colocando muita força, para não machucar a gengiva. E ser, principalmente, um exemplo e ensinar aos filhos desde pequenos, a importância da higienização bucal", conclui Constança.