TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Vereador promete resgatar os 61 cães que vivem em apartamento em Pilares

Portal Eu, Rio! mostrou com exclusividade o caso no último sábado (20)

Por Robson Machado e Caroline Carvalho em 24/10/2018 às 16:34:45

Foto: Arquivo pessoal Mônica Dias

"Pelo amor de Deus, me ajudem!" Foi com essa expressão e literalmente aos prantos que a mulher que abriga dezenas de cães em um pequeno imóvel residencial atendeu à nossa reportagem, nesta segunda-feira (22). Mônica Dias tem 56 anos e mora com o marido e o filho num apartamento de dois quartos, no bairro de Pilares, zona norte do Rio. No último sábado (20), o Eu, Rio! noticiou, com exclusividade, que a família abriga 56 cães. Uma nova contagem foi feita e agora o número, que já era estarrecedor, aumentou. São 61 cachorros dentro de um apartamento com cerca de 50 metros quadrados. 

Há algum tempo, a dona de casa Mônica e o marido tinham apenas 2 cachorros. Aí resolveram levar para casa um filhote que encontraram na rua. Os cães deram cria, outros foram chegando... até que, atualmente, 61 animais vivem confinados dentro do apartamento. A situação saiu totalmente de controle. A família não tem recursos para manter o sustento dos animais. O desespero de Mônica é comovente. " O negócio está brabo. Três cachorros já morreram aqui dentro de casa, porque eles brigam entre si. Eu ando com uma vassoura na mão, com medo deles me atacarem", desabafa a dona dos animais, em prantos. 

A falta de higiene no local também se transformou num problema crônico. Sem terem recebido a vacina contra raiva esse ano, os cachorros não podem ser levados à rua. Os bichos fazem as necessidades dentro do apartamento. "Tem fezes e urina espalhados por toda a casa. O cheiro é insuportável. Eu choro todos os dias. Quero que levem os bichos daqui", diz a dona de casa. 

Sem ajuda da Prefeitura. Vereador promete socorro 

A família de Mônica afirma que já recorreu à Prefeitura do Rio em busca de uma solução, mas nenhuma ajuda foi enviada. Nossa reportagem entrou em contato com a Subsecretaria de Bem Estar Animal do Município do Rio (Subem) esclarece que, no momento, está incapacitada de fazer atendimentos dessa natureza por motivo de lotação em todos os seus postos de acolhimentos de animais, que se encontram em situação parecida. Há também uma quantidade de rações, medicamentos e insumos para um número determinado de animais.

O vereador David Miranda (PSOL), combatente na causa animal, se compadeceu do pedido de ajuda da dona de casa Mônica Dias, 56 anos, moradora de um pequeno apartamento em Pilares, que abriga 61 cães em completa situação de caos e desespero. Após a reportagem do Eu, Rio, mostrar a matéria com o pedido de ajuda, ele se comprometeu a não só reforçar o pedido junto a Prefeitura como também tentará abrigar os animais.

"Já acionamos a comissão de direitos dos animais aqui da Câmara para pressionar ainda mais a prefeitura. Além disso, vamos acionar alguns abrigos que temos contatos pra encaminhar os animais", sinaliza.


 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.