Então você sente aquela dorzinha no meio das costas, mas não faz nada porque não tempo? Ou quem sabe, você passa horas por dia sentado em frente ao computador ou com a cabeça abaixada mexendo no celular e não sabe o motivo de sentir um leve incomodo quando se deita na cama? Ah, pessoa, o seu problema é má postura e nós vamos falar sobre isso.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é um mal que afeta 80% da população em todo o planeta, isso significa que pelo menos uma vez na vida, alguém vai se queixar de dor nas costas, por exemplo. Atuando na identificação desse mal, o ortopedista Salvio Magalhães explica.
“A coluna possui curvaturas normais que são a cifose e a lordose, quando estas curvaturas, assim como o desvio da escoliose ficam muito acentuados, temos transtornos de postura”, situa Salvio.
Segundo o médico, os transtornos posturais estão geralmente relacionados à vícios na rotina, como: carregar mochilas pesadas, falta de ergonomia ao sentar e uso prolongado do celular que são potencializados pela falta de exercícios que tonificam a musculatura de sustentação postural. “Quando identificamos os fatores de risco, buscamos regularizar com exercícios físicos, que, no geral, resolvem a maioria dos casos”.
Foi o que aconteceu com o jornalista André Coutinho, que há dois anos sofria com dores nas costas e encontrou alívio quando começou a correr.
“Eu sempre andei curvado e ainda hoje, me vigio para corrigir minha postura. Mas, sem a corrida, acredito que seria pior", diz André.
Da mesma forma, Lanny Soares, também percebeu a importância da ergonomia quando começou a sentir um incomodo no pescoço “Era como se minha cervical estivesse torta e com um calombo que me trazia muitas dores, como se eu fosse a todo instante espetada. Mas hoje, eu faço alongamento e comecei a fazer muay thai e apesar de ainda sentir um pouco, já percebo uma enorme melhora”.
Fisioterapeuta a 7 anos, Mirian Pimentel atua como instrutora de pilates no Espaço MoveMente, em Niterói e constata a expressiva melhora de seus pacientes após o início das atividades físicas.
“O pilates promove a integração do corpo com a mente através de movimentos mais suaves e contínuos, que liberam hormônios de bem estar e controle emocional. Buscamos estabilizar os músculos centrais do corpo, dando força e flexibilidade, sem contar que ainda os tonificamos sem exageros e melhoramos os problemas de postura. Pilates traz qualidade de vida diária”, ressalta.
Massoterapeuta no mesmo local, Andrea Castro diz que para quem sofre com problemas de coluna a massagem serve como um complemento ao tratamento para o alívio dos sintomas.
“Seja uma dona de casa ou quem trabalha fora, os pacientes que chegam e não costumam gostar de atividade física, com o tempo percebem que para ser eficaz o tratamento, é preciso fortalecer o corpo. Com isso, a atividade física trabalha o problema e através da massagem relaxante eu consigo ir tirando as dores e a tensão que as pessoas carregam ao longo do dia”, explica.