TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Livro traz glossário sobre urbanismo com enfoque no contexto brasileiro

Dividida em três partes, obra resulta de intercâmbio entre universidades do Brasil e do exterior e coincide com os 20 anos do Estatuto da Cidade

Por Portal Eu, Rio! em 26/01/2022 às 18:01:55

Thereza Christina Carvalho é a organizadora do livro. Foto: Arquivo pessoal

A Livraria da Travessa de Botafogo recebe nesta sexta-feira (28), às 19h, o lançamento do "Pequeno Glossário Ilustrado de Urbanismo", editado pela Rio Books. A obra busca contribuir ao debate e à prática sobre a cidade que fazemos, a partir de diferentes perspectivas abrangendo nossas relações pessoais e profissionais.

O texto aborda demandas de ordem prática que surgem da necessidade de se enfrentar os desafios para entender a perspectiva do outro e reconhecer tanto os potenciais quanto as desigualdades espacializadas na cidade, nas diferentes dimensões que a distinguem.

É resultado de um projeto de pesquisa que se espraiou como projeto de extensão envolvendo professores e estudantes da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Até que foi ampliado com a colaboração de professores e pesquisadores de outras universidades do Brasil, como UnB, UFRJ, UFRRJ, UFES, Insper, Universidade Presbiteriana Mackenzie. De fora do Brasil, participaram Universidade Livre de Lisboa (Portugal), UPC (Espanha) e a Polytechnica de Oxford (Reino Unido).

Para Frederico Holanda, Professor Emérito da FAU/UnB, “a qualidade do documento resulta de vários 'multis'", conforme ele detalha.

"É multiescalar, abrangendo aspectos amplos, na escala regional, e de configuração urbana na microescala do bairro; multiaspectual, pelo concurso de vários olhares sobre a cidade, abraçando a ideia de que 'urbanismo' não se refere apenas à ordenação física do espaço das urbes, mas estende-se a aspectos do modo de vida citadino de forma mais ampla; e multidisciplinar, na medida em que aborda várias dimensões constituintes das maneiras pelas quais a cidade se faz e afeta nossa vida”.

O Diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, Weiner Holzer, destaca a originalidade e a relevância da pesquisa. “Existem poucos dicionários de urbanismo à disposição no mercado, ainda mais tratando de verbetes que se reportem especificamente à realidade brasileira. Neste sentido, este glossário vem preencher uma lacuna importante. É publicado em um momento oportuno, ainda que por mera coincidência, quando o Estatuto da Cidade faz 20 anos de sua promulgação”, afirma.

De acordo com a Lei federal 10.257/2001, que regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituição, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou o Estatuto da Cidade para atender a demandas sociais como ordenamento urbano, ampliação da rede de saneamento básico e adequação das edificações à legislação ambiental.

A obra reúne 176 verbetes, distribuídos em três partes: parâmetros técnicos e projeto; patrimônio e morfologia urbana; planejamento urbano, gestão e meio ambiente.

Obra é original e já nasce de referência. Imagem: Divulgação

Dados da obra

Título: "Pequeno Glossário Ilustrado de Urbanismo"

Organização: Thereza Christina Couto Carvalho

Editora: Rio Books

Páginas: 194

Ano: 2021

Serviço

Data: 28/1/2022 (sexta-feira)

Horário: 19h

Endereço: Livraria da Travessa (R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo)

Fonte: Editora Rio Books

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.