TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Wolverine perde a sua voz: morre em Niterói o dublador Isaac Bardavid aos 90 anos

Ator e dublador estava internado em um hospital do Leste Flunimense

Por Anderson Madeira e Gabriel Gontijo em 01/02/2022 às 19:32:03

Foto: Divulgação

O personagem mutante Wolverine, dos X-Men, perdeu o seu dublador no Brasil. Morreu na tarde desta terça-feira (01), o ator e dublador Isaac Bardavid, aos 90 anos. Ele estava internado desde o último dia 26 em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde morava, devido ao agravamento de um enfisema pulmonar, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão. A família ainda não divulgou onde o corpo será velado nem local do enterro.

Bardavid também foi dublador de outros personagens famosos, como Esqueleto, vilão do desenho animado “He-Man”, Odin (interpretado por Anthony Hopkins, nos filmes de Thor, da Marvel), Capitão Haddock, no filme “As Aventuras de Tintin”, e outros.

Como ator, atuou nas novelas Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Gabriela (1975), Escrava Isaura (1975), Dona Beija (1986), A Viagem (1994), O Cravo e a Rosa (2000), entre outras. Sua última novela foi Totalmente Demais (2015). A sua última participação na TV foi na série Carcereiros, em 2021. No cinema, atuou em filmes como A Virgem Prometida (1968), Um Sonho de Vampiros (1969), O Escaravelho do Diabo (2016), Carcereiros – O Filme (2019) e Pecado Vermelho (2020), entre outros.

No perfil do ator em uma rede social, a família postou o seguinte texto:

“90 anos, 11 meses e 19 dias.

Se bem conheço o coroa, ele diria assim: Toma tenência na vida meu filho!

É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, vô, bisavô e amigo, hoje partiu para o plano espiritual.

O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado. Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz. Ele já se perguntava a algum tempo "porque ele ainda estava vivo", pois nessa pandemia ele recebeu muitas notícias de amigos dubladores morrendo, ele ficava cada vez mais triste e sem entender como pessoas jovens estavam indo tão antes dele. Questionamentos à parte, Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura tbm pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto. Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês. Um beijo em todos e que tenham bastante saúde para poder correrem atrás de sua felicidade.”

Bardavid ainda fez Phil em Hércules e dublou a voz origina do cavaleiro Jedi Obi-Wan-Kenobi no filme “Star Wars: Uma nova esperança” e perturbou o sono de muitos cinéfilos como o vilão Freddie Krueger”, de “A Hora do Pesadelo”.

Antes dele falecer, o neto dele, João Bardavid, postou um trecho no perfil do avô, em que ele aconselhava as pessoas a pararem de fumar. Eis um trecho:

“Como vocês já devem saber, o Isaac encontra-se internado no CTI. Ele tem uma doença antiga que não tem cura, enfisema, foi causado por fumar muito durante muito tempo, então já deixo aqui um conselho que ele sempre dava para as pessoas: pare de fumar o quanto antes!

E só parar de fumar não quer dizer que você ficará a salvo, porque no caso dele, a doença apareceu ANOS depois que ele tinha parado de fumar. E para matar a curiosidade de vocês, ele parou de fumar fazendo uma aposta com um outro amigo que fumava muito, resolveram que nunca mais fumariam, o amigo perdeu a aposta 2 anos depois, ele ganhou, pq nunca mais voltou a fumar”.

Segundo a família, Bardavid já publicou um livro e o segundo está na fase final da edição, sendo colocado à venda em fevereiro. Ele ainda estava escrevendo um terceiro livro.

Lucélia Santos lamenta morte do amigo

Intérprete da protagonista na novela "A Escrava Isaura" (1976), Lucélia Santos falou ao Portal Eu, Rio! sobre a última vez que teve contato com Isaac, em 2019. Na ocasião, ela se encontrava em Lisboa e gravava uma novela portuguesa ao lado de Edwin Luísi. Ambos participaram de um almoço na casa da atriz Maria das Graças, que interpretou Santa, uma jovem escrava e que também era mucama de Malvina (Norma Blum). E nesse reencontro foi feito um contato por telefone com Bardavid.

"Eu e o Edwin fomos almoçar na casa da Gracinha lá em Portugal e ela tinha o telefone do Isaac. Daí ligamos e fizemos uma bagunça. Conversamos, matamos a saudade e eu tinha combinado com ele de nos vermos quando eu voltasse ao Brasil. Pena que surgiu essa história da pandemia e eu não saí mais de casa. Depois não tive mais noticias do Isaac e estou muito triste com o falecimento dele", conta Lucélia, acrescentando que deseja sinceros pêsames a todos os familiares do ator.

A atriz ainda afirmou que o niteroiense era "uma pessoa extraordinária" e um "grande, grande ator", sendo "brilhante" em fazer um papel de um "homem mau que espancava e torturava os escravos fugidos".

"Só tenho ótimas recordações do Isac como ator e colega. Sempre tive muito respeito pelo trabalho dele", salientou Lucélia.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.