O Vasco venceu o Madureira por 3x1 neste domingo (6), no estádio Conselheiro Galvão, pela quarta rodada do Campeonato Carioca de 2022. Getúlio, duas vezes, e Gabriel Pec marcaram para o Gigante da Colina, enquanto Pipico descontou para o Madureira. Com o resultado, o Cruzmaltino ficou em primeiro com 10 pontos.
Sem Nenê e Raniel, poupados, o Vasco mostrou os mesmos problemas defensivos dos jogos anteriores, ao recuar o time e sofrer certa pressão. A sorte de hoje foi a ineficácia do Madureira em concluir as jogadas. Um ponto positivo foi a linha de três zagueiros com Ulisses, Anderson Conceição e o estreante Luis Cangá. O próximo confronto do Gigante da Colina será em casa, com o apoio da torcida contra a Portuguesa, às 21h35, em São Januário.
Etapa inicial marcada por golaço de Pec
O primeiro tempo foi de um Vasco com a disposição dos jogos anteriores. Logo aos 06, após cobrança de escanteio afastada pela zaga, Gabriel Pec matou no peito, chutou sem deixar a bola cair e acertou o ângulo direito. Golaço. Aos 11, em jogada de contra ataque, Gabriel Pec lançou para Getúlio, que bateu de fora e levou um pouco de perigo. No minuto 16, Rhuan cruzou na área, Anderson Conceição desviou nela e quase saiu um gol contra. Aos 19, Erick Pulga tocou atrás para Diogo Carlos, que pegou de primeira e a bola bateu no travessão. O esquema com três zagueiros facilitou o primeiro tempo do Vasco.
Aos 24, em outro lançamento para Getúlio, o atacante tentou encobrir o goleiro Dida, mas a finalização saiu fraca. No minuto 28, Diogo cruzou na cabeça de Felipe Dias, mas o volante cabeceou mal. Aos 30, Bruno Nazário cobrou escanteio na cabeça de Anderson Conceição. O zagueiro cabeceou, Dida conseguiu defender e no rebote Getúlio estufou as redes. 2x0.
O Madureira sentiu o baque dos gols. Aos 41, Felipe Dias tocou na fogueira para Feliphe Gabriel, Getúlio roubou e bateu forte. Dida defendeu e evitou o 3° gol. Aos 47, Rafinha deu passe em profundidade para Erick Pulga, que dominou e bateu no lado direito do gol.
Segundo tempo com gols e mesmos perrengues defensivos
A segunda etapa foi de um Madureira atacando mais, mesmo sofrendo o terceiro gol. Aos 3, Rhuan levantou a bola na área, mas ela foi na direção de Thiago Rodrigues e quase entrou. Aos 6, Edimar recebeu na linha de fundo, cruzou na área e Getúlio cabeceou no canto direito do Dida. Goleada. No minuto 16, Rafinha tocou para Pipico, Anderson Conceição e Edimar bateram cabeça e o atacante chutou firme no ângulo direito. 3x1. Aos 18, Leo Matos deu passe em profundidade para Raniel. O centroavante deu lindo corte no zagueiro, mas na hora de concluir foi muito mal, chutando fraco.
Aos 29, a defesa do Gigante da Colina deu um lançamento para o campo de ataque. O zagueiro PC deu um toque na bola que quase complicou tudo para o Madureira. No minuto 34, Erick Pulga recebeu na direita, entrou na área e cruzou para o meio. Nenhum jogador conseguiu chegar a tempo para empurrar para as redes. Aos 39, Marlinho arriscou de longe e Thiago Rodrigues defendeu no cantinho.
O Vasco ficou recuado e o Madureira foi para cima, mas pecou muito nas conclusões. Aos 45, Léo Matos pegou a bola de fora da área, chutou, mas ela foi por cima. No minuto 47, Thiago Rodrigues errou saída de bola, Erick Pulga tentou surpreender batendo colocado e Anderson Conceição tirou de cabeça.
FICHA TÉCNICA
MADUREIRA 1 X 3 VASCO
Local: Estádio Conselheiro Galvão
Gols: Gabriel Pec (VAS 06/1T), Getúlio (VAS 30/1T e 06/2T) e Pipico (MAD 16/2T)
Cartão amarelo: Ulisses (VAS 35/1T), Ygor Catatau (MAD 48/1T), Feliphe Gabriel (MAD 07/2T) e Weverton (VAS 34/2T)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Michael Correia e Lilian da Silva Fernandes Bruno
Madureira: Dida; Rhuan (PC 09/2T), Edgar (Lucas Adeli 36/2T), Feliphe Gabriel e Diogo Carlos (Michael Rangel 11/2T); Raimundo Nonato (Henrique Luiz 18/2T) e Felipe Dias (Marlinho 36/2T); Ygor Catatau, Erick Pulga e Rafinha; Pipico.
Vasco: Thiago Rodrigues; Ulisses (Léo Matos 09/2T), Luis Cangá e Anderson Conceição; Weverton, Juninho (Galarza 29/2T), Matheus Barbosa e Edimar; Bruno Nazário (Isaque 47/2T), Gabriel Pec (Laranjeira 29/2T) e Getúlio (Raniel 09/2T).