O Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0, neste domingo (13), no Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. Erison foi o único autor do gol na partida, mas o grande destaque foi o goleiro Gatito, que evitou o empate em diversas ocasiões. Com o resultado, o Alvinegro passa o Cruzmaltino na tabela e chega a 13 pontos.
O time de General Severiano começou pressionando no início da partida. Logo aos 5 minutos, em uma cobrança de escanteio, Joel Carli desviou e Luiz Fernando cabeceou para fora com perigo. Porém, o Vasco reagiu e começou a criar mais, porém concluía muito mal na hora de finalizar até a parada técnica. Aos 26', Nazário cruzou na área para Raniel cabecear para fora.
Mas aos 32 minutos, Diego Gonçalves lançou na área e Erison aproveitou a oportunidade para abrir o marcador. O assistente marcou o impedimento, mas com a ajuda do VAR, o gol foi validado. Dois minutos depois, o Bota chegou mais uma vez com um chute cruzado de Luiz Fernando. O primeiro tempo terminou com o Vasco com mais posse de bola, porém o Alvinegro foi melhor.
Mas na segunda etapa, o Gigante da Colina voltou pilhado para buscar o empate. No primeiro minuto, Nenê bateu de longe, Gatito espalmou, e no rebote, Gabriel Pec cabeceou fraco para defesa do goleiro. Já aos 4', Juninho chegou pela direita e cruzou para Raniel, que mandou no travessão. Aos 17', Nenê teve uma oportunidade de bola parada, mas mandou por cima do gol. Aos 25', em um contra-ataque do Botafogo, Daniel Borges saiu de cara, mas o goleiro Thiago Rodrigues saiu bem para fazer um corte providencial. A partir daí, o Alvinegro se lançou mais para frente e conseguiu ser menos pressionado em algumas oportunidades.
Aos 33', Maranhão roubou a bola de Nenê na intermediária, passou do marcador e na hora de concluir a jogada Ulisses apareceu para cortar a bola. Pouco depois, Riquelme cruzou na área e Figueiredo cabeceou firme para boa defesa de Gatito. No lance seguinte, Nenê chutou de fora e o goleirão defendeu mais uma vez. Aos 41', Nenê cruzou, Laranjeira ajeitou na pequena área. Gatito até cortou, mas a bola sobrou para Getúlio, sozinho, furar a bola. Nos acréscimos, mais uma vez Nenê arriscou de fora, e Gatito novamente fez boa defesa. E aos 48', em um cruzamento para a área, Joel Carli não conseguiu afastar e a bola sobrou para Riquelme, de cara para o gol, isolar a bola.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Gols: Erison (0-1, 34'/1ºT)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Michael Correia e Gustavo Mota Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Léo Matos e Juninho (VAS); Juninho e Diego Gonçalves (BOT)
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Getúlio 27'/2ºT), Ulisses, Anderson Conceição, Edimar (Riquelme 27'/2ºT); Matheus Barbosa, Juninho; Gabriel Pec, Nenê, Bruno Nazário (Figueiredo 33'/2ºT); Raniel. Técnico: Zé Ricardo
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu, Hugo (Jonathan Silva 22'/2ºT); Barreto, Breno (Lucas Mezenga 40'/2ºT); Luiz Fernando (Fabinho 22'/2ºT), Raí (Juninho 22'/2ºT), Diego Gonçalves; Erison (Maranhão 27'/2ºT). Técnico: Lúcio Flávio