As novas mesas e cadeiras escolares para alunos da rede municipal de ensino foram entregues na manhã desta segunda-feira (29). Ao todos, são 20 mil conjuntos 20 mil conjuntos juvenis (individuais); 1.270 conjuntos hexagonais (coletivos, com seis lugares, para educação infantil); e 443 conjuntos para professores.
Durante a cerimônia de entrega das mesas e cadeiras - que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, no Engenho Novo (Zona Norte) - o prefeito Marcelo Crivella prometeu que até o final de 2018 as escolas do município vão contar com Internet e ar-condicionado, além da troca da iluminação por lâmpadas de LED.
"Até o final do nosso governo, vamos colocar internet banda larga em todas elas, e ar-condicionado também, em todas as salas. Estamos garantindo que elas terão iluminação de LED, o que vai representar conforto e economia, porque pagamos hoje quase R$ 100 milhões de conta de luz e vamos reduzir à metade. E vamos mudar todo o mobiliário das escolas. Com essas medidas, vamos garantir um ambiente muito melhor para o aprendizado", declarou Crivella.
Foram investidos R$ 4.608.495,00 na compra dos equipamentos. As cadeiras e mesas de alunos e professores são feitas de MDF (madeira com fórmica) e ferro, dentro das especificações do governo federal. As mesas coletivas, para creches e educação infantil, são de termoplástico, também com pés de ferro.
A renovação do mobiliário vem sendo feita gradualmente desde a segunda quinzena de agosto. Até o fim de 2018 serão 569 escolas beneficiadas.