Nesta segunda-feira (14), os servidores da Saúde municipal de Niterói farão manifestação pela implementação imediata da tabela salarial, uma luta que se arrasta há vários meses. Além disso, o movimento é contra a precarização do trabalho, pela garantia de emprego no Programa Médico da Família e pagamento do Abono Covid para todos. A manifestação será realizada em frente ao prédio da Prefeitura de Niterói, a partir das 14h.
A manifestação visa pressionar o prefeito Axel Grael (PDT) pela apresentação da proposta da Tabela Salarial aos profissionais de Saúde antes de ser enviada à Câmara de Vereadores, previsto para esta terça-feira (15).
Já foram realizadas várias reuniões entre a Associação de Servidores da Saúde e os secretários Bira Marques (Administrativo) e Rodrigo Oliveira (Saúde), mas sem propostas para a Tabela Salarial e definição sobre garantia de emprego no Programa Médico da Família e pelo pagamento do abono-covid para todos.
Uma carta produzida pela Associação foi distribuída à imprensa contra o que qualificam de desrespeito à sua condição funcional. O documento destaca:
“Vinte e quatro horas por dia, somos os primeiros na linha de frente a enfrentar a dura realidade das unidades de saúde superlotadas, muitas com péssimas condições de trabalho, falta de leitos, falta de medicamentos, falta de respeito das autoridades sanitárias. Enfrentamos o grande desafio no plano terreno de salvar vidas e minimizar a dor dos que sofrem. Os profissionais da saúde não são heróis, mas exigem respeito”.