TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Instituições arrecadam donativos para vítimas de enchente em Petrópolis

Templos religiosos, órgãos de Estado e organizações em geral apoiam quem perdeu desde documentos pessoais até bens materiais e a própria residência

Por Anderson Madeira em 16/02/2022 às 16:52:45

Morro da Oficina, no Alto da Serra, é a parte mais prejudicada na cidade serrana. Foto: Facebook/Reprodução

A forte chuva que aconteceu a partir das 13 horas de ontem (15), em Petrópolis, deixaram, até o momento, 67 mortos, 300 desabrigados e uma quantidade ainda indefinida de desaparecidos. A precipitação de 260 mm, ao longo de seis horas, equivaleu ao previsto para todo o mês de fevereiro.

Por isso, organizações locais, como igrejas protestantes e católica, estão arrecadando donativos e itens de primeira necessidade para as vítimas da enchente.

A Igreja Mevam, no bairro Cascatinha, está recebendo os itens na sua sede, na Rua Bernardo de Vasconcellos, 604. O templo estará aberto para abrigar as famílias que perderam suas casas em decorrência da chuva. A Igreja Wesleyana Benfica, em Itaipava, recebe doações de roupas, cobertores e alimentos, em sua sede, na Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, 2.700, ou através do PIX: 13.836.364/0018-04.

Outras igrejas são: Igreja Semeando Avivamento: Rua Dr. Thouzet 10, Quitandinha; Igreja Católica de São Francisco de Assis: Rua João Xavier, Moinho Preto; Igreja Batista Atitude: Rua Quissamã, 777; Igreja Lagoinha, no Quitandinha e Igreja Metodista Central, na subida da Rua Teresa.

Segundo a Arquidiocese de Petrópolis, todas as paróquias na cidade estão recebendo doações e desabrigados e desalojados, como a Igreja de São Francisco de Assis, na Rua João Xavier, no Alto da Serra. A Cáritas Arquidiocesana de Petrópolis aceita doações em dinheiro. A transferência pode ser feita para o Banco Bradesco (agência 0814-1 / conta corrente 48500-4).

A OAB de Petrópolis recebe donativos em sua sede, na Rua Marechal Deodoro, 229/sobreloja, no Centro. Outras instituições são: Centro de Defesa dos Direitos Humanos, na Rua Monsenhor Bacelar, 400 e o Pronto Socorro localizado na Rua Teresa, 1.859, Alto da Serra. A organização comunitária SOSerra está recebendo doações via PIX pela chave do celular (24) 99303-8885.

Centro Histórico de Petrópolis, próximo ao Obelisco, na tarde desta terça (15). Foto: Redes sociais/Reprodução

Instituições de outros municípios do estado também recebem doações:

Baixada Fluminense

Cruz Vermelha de Duque de Caxias; Praça da Mantiquira, em Xerém; Cruz Vermelha de Nova Iguaçu e Estação de Tratamento do Guandu.

Niterói

Plaza Niterói: Rua XV de Novembro 8, Centro: SAC, 2º piso, e entrada principal.

Teresópolis

Cedae: Avenida Feliciano Sodré 848, Várzea

Rio de Janeiro

Todos os batalhões da Polícia Militar e as bases do Segurança Presente estão reunindo donativos. Também são bases as unidades da Faetec, do Cecierj, do Cederj e as escolas da Rede Ceja.

Centro:

Sede da OAB: Avenida Marechal Câmara, 210; Sede da Ação da Cidadania: Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo; Sede da Cedae: Avenida Presidente Vargas, 2655; e Sede da Seap, na torre da Central do Brasil.

Zona Sul:

Sede do Fluminense, em Laranjeiras; Sede do RioSolidário: Travessa Euricles de Matos, 17, em Laranjeiras; Sede do Flamengo, na Gávea; Sede Náutica do Vasco, na Lagoa; Paróquia São José da Lagoa: Avenida Borges de Medeiros, 2.735; Botafogo Praia Shopping e Rio Design Leblon.

Zona Norte:

Estádio do Maracanã; Estádio Nilton Santos; Estádio de São Januário; Prefeitura Universitária da UFRJ: Praça Jorge Machado Moreira 100, Ilha do Fundão; e os Shoppings Tijuca, Nova América, Madureira, Boulevard e NorteShopping.

Zona Oeste:

Rio Design Barra, Cruz Vermelha de Realengo e Quadra da Unidos de Padre Miguel.

Imagem: CDDH Petrópolis/Divulgação

Defensoria presta atendimento

Em nota, a Defensoria Pública do Rio manifestou seu apoio à população e às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis. Segundo o órgão, há, entre os locais à disposição da população, três unidades do Núcleo de Primeiro Atendimento (NPA) para prestar orientações em casos de urgência:

NPA Centro: Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 254, Centro, Petrópolis;

Fórum de Itaipava: Estrada União e Indústria, 9900, Itaipava, Petrópolis;

NPA Itaipava: Estrada União e Indústria, 11860, Itaipava, Petrópolis; e

Fórum do Centro: Avenida Barão do Rio Branco, 2001, Centro, Petrópolis.

A Defensoria Pública afirmou também que equipes com defensores e servidores de outras regiões do estado do Rio estão sendo montadas para prestar atendimento em unidades móveis da instituição nos locais atingidos pela tragédia.

Ainda de acordo com a nota, podem ser doados itens de higiene pessoal, limpeza, alimentos e roupas infantis e adultas, além de água potável, máscaras e álcool em gel. Um dos pontos de arrecadação fica na sede administrativa da Defensoria Pública - Avenida Marechal Câmara, nº 314, portaria, Centro do Rio.

Imagem: RioSolidário/Divulgação

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.