Os moradores do Cantagalo e Pavão-pavãozinho, na Zona Sul do Rio, ganharam este ano um local de apoio para empreender. O Favela Hub é um espaço colaborativo de coworking, que desenvolve cursos, oficinas e atividades voltadas para a qualificação de empreendedores locais e de outras regiões da cidade também. “Todo o trabalho é voltado para a cooperação. As empresas são de áreas diferentes e a ideia é fazer cada uma auxiliar a outra, com serviços ou idéias”, afirmou a coordenadora do projeto, Larissa Harari, que é formada em Relações Internacionais.
No espaço, profissionais de diferentes áreas e dos mais variados estilos podem compartilhar o mesmo ambiente e ter à disposição uma estrutura básica para desenvolver o trabalho.
“Oferecemos um espaço profissional que traz valor e credibilidade ao empreendedor. Recebemos pessoas com diversas idéias e ajudamos a colocar em prática, dando apoio e mentoria. Eu fiz no Quênia uma pós em Gestão da Inovação Social. Vi o estímulo ao empreendedorismo e ao empreendedorismo social que existe lá. Queremos transformar o território do Pavão Pavãozinho”, disse.
O projeto começou em junho deste ano, existem 36 vagas e nove já estão ocupadas. São iniciativas de inovação social que buscam melhorar o que já existe para ser mais eficaz e justo. Os negócios de dentro e de fora da comunidade do Cantagalo e Pavão Pavãozinho são sociais. Quem é da comunidade paga por mês o valor de R$ 180 e quem é de fora é R$ 450. O endereço é Rua Alberto de Campos, 12 Ipanema, anexo ao espaço da ong Viva Rio.
Alguns dos serviços em funcionamento no Favela Hub:
Associação de Mototáxi do Cantagalo - estão modernizando a estrutura para melhorar o serviço.
Planta na Rua - fazem mutirões de agroecologia em apartamentos da comunidade trazendo a cultura da sustentabilidade e da relação com a natureza.
Rádio Comunitária - retomada do serviço que estava parado.
Favelar - projeto de reforma de arquitetura e engenharia nas casas da favela.