TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Reaberto espaço literário no Jacarezinho com festa e distribuição de livros

Local é dedicado ao público infantojuvenil com programação gratuita

Por Portal Eu, Rio! em 21/02/2022 às 09:10:32

Fotos: Divulgação/Filipe Ayres

"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo". A frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, estampa a faixa do Espaço Literário Rio de Paz, dentro da favela do Jacarezinho, reinaugurado neste final de semana. Em 2012, ainda adolescente, Malala sofreu uma tentativa de homicídio pelos talibãs por lutar pela educação e direitos das mulheres em seu país e pelos direitos humanos.

O Espaço Literário Rio de Paz voltou a funcionar exatamente um mês depois da favela ser ocupada pelas forças de segurança do estado do Rio com o projeto “Cidade Integrada”.

O local é dedicado ao público infantojuvenil com empréstimos de livros e atividades gratuitas para os moradores do Jacarezinho a cada 15 dias. O espaço foi idealizado por voluntários do Rio de Paz e aberto em fevereiro de 2020, mas logo teve que ser fechado devido à pandemia da Covid-19 e voltou repaginado com prateleiras, mobiliário e livros, todos novos.

As publicações foram doadas em uma campanha feita pelas redes sociais. "Foram meses de trabalho aos sábados com mão de obra voluntária para conseguirmos recuperar o espaço. Tivemos que refazer praticamente tudo. O espaço literário surgiu como um sonho de um grupo de voluntários que acredita na leitura como ferramenta de transformação social. Tem sido um desafio diário, mas estamos felizes demais", comemorou a jornalista Thais Montezano, responsável pela revitalização do Espaço Literário Rio de Paz.


Mais de 600 tiros

A festa de reabertura teve contação de histórias, música e teatro, além de distribuição de doces e, claro, de um kit com livros para as crianças e adolescentes que se divertiram muito e saíram de lá sabendo da importância da leitura e educação para um futuro melhor.

Entre eles, estavam os irmãos Lorran, de 14 anos, e Lucas, de 16, que participaram do evento acompanhados da mãe, Rosângela Silva. “Esse espaço é ótimo. Já participei da primeira vez que abriu. Aqui, faltam lugares como este”, contou ela. “Foi muito boa a festa. Eu gosto muito de ler, e os meus favoritos são os gibis da Turma da Mônica. Fiquei feliz e, a partir de hoje (sábado), vou frequentar o Espaço Literário”, avisou Lorran.


O presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, participou da festa.

“É um espaço de cidade, solidariedade e perseverança. Cidadania porque queremos incluir essas pessoas na plenitude da vida em sociedade. De solidariedade porque estamos estendendo as mãos para gente muito pobre. *E perseverança porque, desde que construímos este espaço, nós já levamos cerca de600 tiros em cerca de dez operações policiais*, mas estas dificuldades não impediram nossos voluntários de insistirem em servir à comunidade do Jacarezinho. Essa é a principal via: a educação para a plena inserção em uma vida social produtiva. Estamos muito felizes”, comemorou ele.

O Espaço Literário Rio de Paz funciona no imóvel onde foi a sede do Rio de Música, outro projeto da ONG que ensina música de graça para os moradores das comunidades. Em 2019, menos de 48 horas depois da inauguração do lugar, o local foi metralhado durante confronto entre policiais e traficantes. Por sorte, o espaço ainda não havia sido aberto naquele horário e não houve vítimas. As marcas dos tiros permanecem nas paredes e teto do lugar, e o Rio de Música teve que se mudar para outro local.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.