TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Locutor esportivo Garotinho vai contar quase 70 anos de carreira ao MIS RJ

Depoimento será dado à série cinquentenária do Museu, que completa um século em setembro, e tem mais de mil relatos feitos por notáveis de diversas áreas ligadas à difusão da cultura nacional

Por Portal Eu, Rio! em 23/02/2022 às 16:36:00

Radialista e apresentador de TV, Araújo é geógrafo de formação e será entrevistado por seu biógrafo. Foto: Divulgação

Na segunda (28/2), o radialista José Carlos Araújo, conhecido como "Garotinho", conta sua história de paixão pelo rádio dentro da série Depoimento para a Posteridade, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ). Um amor que começou aos 14 anos, nos corredores da Rádio Nacional, e segue absoluto até os dias de hoje, uma trajetória de quase sete décadas de sucesso.

“Garotinho sempre foi uma referência como locutor esportivo. É criativo, original, fala para a galera, sabe se comunicar com todas as idades, isso tudo com muita emoção e bom humor. No Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, são muitos depoimentos históricos de jogadores, comentaristas, dirigentes, técnicos, temos Pelé, Zico, Zagallo, João Saldanha, João Havelange, Júnior, Roberto Dinamite, Vavá, Zizinho, Ademir de Menezes, e dois locutores esportivos, Luiz Mendes e Orlando Batista. Vamos somar, com muito orgulho, a essa seleção de craques do futebol brasileiro, o Depoimento para a Posteridade do José Carlos Araújo”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Do menino de Vila Isabel que narrava jogos de futebol de botão ao Garotinho, locutor esportivo, importante profissional de diversas rádios cariocas, José Carlos Araújo é também publicitário, geógrafo, professor e apresentador de programas de televisão. Esteve presente em Copas do Mundo, nos milésimos gols de Pelé e Romário, e participou ativamente da história do futebol brasileiro nas últimas décadas. Seus bordões, que marcaram gerações, continuam ecoando no microfone dos estádios e encantando os torcedores, por exemplo “Vai mais, vai mais Garotinho”, “Apontou, atirou, entrou”, “Golão, golão, golão!”, “Apite comigo, galera!”, “E no placar do Maraca, olha ele aí!”, “E o tempo vai passandooooo!”, “Se o jogo tá na tevê, a gente se liga em você”.

Desde a retomada das gravações presenciais em setembro de 2021, será o primeiro registro do Depoimento para a Posteridade no MIS da Praça XV, sede histórica que completará 100 anos em setembro. No dia 28 de fevereiro, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, serão utilizadas duas câmeras, possibilitando mais opções para as futuras gerações. José Carlos Araújo terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, o jornalista Rodrigo Taves (autor de “Paixão pelo Rádio”, livro biográfico sobre Garotinho) e Roberto Salvador (radialista, escritor, gestor educacional e pesquisador da história do rádio).

Sobre a série

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema, o esporte, o teatro e as artes plásticas. Atualmente, conta com um acervo de mais de mil depoimentos de figuras notáveis, além das citadas, como Domingos da Guia, Mário Vianna, Chacrinha, Chico Anysio, Cesar de Alencar, Lourival Marques, Nelson Rodrigues, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Pixinguinha, João da Baiana, Donga e muitos outros. Vale lembrar que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consulta do MIS, 48 horas depois do término da entrevista.

SERVIÇO

Local: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – Praça Luiz Souza Dantas, 1 - Praça XV, Centro

Tel.: (21) 2216-8500

Data: 28 de fevereiro de 2022 (segunda-feira)

Horário: das 14 às 17h, gravação sem a presença de público

Fonte: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ)

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.