TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Wilson Witzel deixa legado para os moradores do Grajaú

Governador eleito foi membro da associação de moradores do bairro

Por Jonas Feliciano em 31/10/2018 às 18:51:35

Witzel era membro da Comissão de Segurança Pública da Amgra. Foto: Divulgação/Amgra

Parece que o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sempre colaborou nas transformações sociais e na luta por melhorias para a sociedade. Apesar de somente nas eleições de 2018 o seu nome ter sido reconhecido pelos cariocas, Witzel já havia participado ativamente de ações públicas no local onde morava, no bairro do Grajaú, na zona norte da cidade.

Em 2017, por meio do amigo André Caffaro, ele conheceu o trabalho da Associação de Moradores do Grajaú (AMGRA). A partir daí, começou a participar de forma efetiva em algumas decisões e também em uma pauta promovida pela entidade local.

De acordo com a presidente da AMGRA, Nicinha Carvalho, o contato com o governador eleito aconteceu quando ela assumiu a gestão. Na ocasião, a ideia era realizar um trabalho inovador e voltado para a comunidade grajauense, sem movimentos partidários e focado nos benefícios aos moradores. Dessa forma, a maior preocupação era a segurança, pois o bairro estava sofrendo com uma onda de assaltos.

Neste período, a AMGRA organizou uma Comissão de Segurança Pública composta pelos moradores Rafael Barcia, André Caffaro e Wilson Witzel, o presidente do Sindicato da Polícia Civil, um dentista e um juiz federal, respectivamente.

Por meio das reuniões dessa força-tarefa, a equipe buscou tentativas de solucionar problemas de policiamento, inteligência e iluminação pública. Tudo isso, sempre visando o envolvimento com as secretarias de estado.

"O primeiro secretário a nos atender foi o coronel Paulo Amêndola responsável pela pauta de ordens públicas. Nós pedimos mais alternativas de segurança, pois estava inviável conviver com o número de assaltos. A partir desse encontro, decidimos fazer uma reunião pública. Ela foi realizada com a participação do comandante do 6° BPM, do Amêndola, com representantes da Polícia Civil e a nossa comissão. Naquele momento, conseguimos garantir para o bairro um suporte do programa "Rio mais seguro". Hoje, temos um patrulhamento ativo nas ruas do Grajaú", relembrou Nicinha.

A presença efetiva da guarda municipal foi uma grande conquista para o bairro. Entretanto, segundo as normas éticas da associação, não poderia haver o envolvimento político dos integrantes do órgão. Por tal motivo, antes de se candidatar, Wilson Witzel se desligou das atividades da AMGRA respeitando cordialmente as regras.

Legado Witzel

Atualmente, as ações planejadas em conjunto com a equipe da AMGRA ganharam força e renderam frutos à localidade. Em novembro deste ano, deve acontecer mais uma reunião aberta com a atual comissão onde vai ser apresentado o primeiro projeto piloto em segurança do Grajaú.

O plano que nasceu na Comissão de Segurança Pública da AMGRA, coordenado pelo morador e delegado Rafael Barcia e com a participação do ainda juiz Wilson Witzel, foi iniciado tendo como primeira etapa a união dos moradores.

Além disso, há a participação atuante da Guarda Municipal sob a direção do coronel Amêndola e a integração com o moto patrulhamento GGM (Comandante Osvaldo Florêncio), o 8° IGM (Comandante Celso Faria), o 6° Batalhão PM (Comandante Pricilla Azevedo) e a Polícia Civil 20ª DP (Delegado Rodrigo Moreira).

De acordo com a presidente, o próximo passo neste plano é, em breve, apresentá-lo aos moradores, pois ele envolve a necessidade de uma vizinhança colaborativa, diversos tipos de monitoramento e a comunicação entre os vizinhos e as forças públicas de segurança.

"Agora, esperamos que além de um olhar mais carinhoso pelo nosso bairro, Witzel ajude todo o estado a se recuperar e a prosperar novamente. Sua participação como morador atuante foi essencial para a AMGRA. Ele fez toda diferença, pois além de entender as nossas demandas e respeitar nossa postura, soube compreender que nós continuaríamos um bom trabalho mesmo após a sua saída", afirmou a presidente.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.