Os casamentos duram menos no Brasil. É o que revelam as Estatísticas do Registro Civil 2017, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (31), indicando ainda o crescimento do número de divórcios, fazendo com que em média os matrimônios legítimos tenham duração de 14 anos.
O número de casamentos também caiu em 2017. A redução foi de 2,3% do total de casamentos registrados em 2016. Ao todo, 1.070.376 casais formalizaram a união matrimonial no ano passado.
Klivia de Oliveira, gerente da estatística do Registro Civil do IBGE, explica que essa redução vem ocorrendo há mais tempo:
"Os casamentos diminuíram desde 2015, ano em que houve um aumento. Em 2017, o número de casamentos caiu. A taxa está estabilizada em torno de 7 casamentos para cada mil habitantes", disse.
Divórcios aumentam
Em contrapartida, a taxa geral de divórcios em relação à população com mais de 20 anos de idade foi de 2,48 divórcios para cada mil pessoas. No ano passado, 373.216 casais se divorciaram, o que representa um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior. E é no Sudeste que a taxa é maior - 2,99 divórcios para cada mil pessoas.
Os homens se divorciam em média aos 43 anos, enquanto que as mulheres, mais cedo, aos 40 anos. Klívia de Oliveira acrescenta que são realizados três casamentos para cada divórcio no Brasil.
Em relação aos filhos menores, eles não impediram o fim do casamento em 45,8% dos casos. O detalhe foi que a guarda compartilhada aumentou em 2017. Nela, a responsabilidade pelo cuidado das crianças cabe tanto ao pai quanto à mãe.
Apesar disso, as mulheres ainda predominam na responsabilidade pela guarda dos filhos menores - 69,4%. Para a gerente da pesquisa, está diminuindo a proporção de mulheres com responsabilidade exclusiva de cuidar dos filhos e aumentando a guarda compartilhada entre homens e mulheres.
Foto: Claudio Rangel
Legenda: Gerente da pesquisa do IBGE, Klívia Oliveira, disse que são realizados três casamentos para cada divórcio no Brasil. Foto: IBGE
Tags: Casamento; divórcio; guarda compartilhada