TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Homem foi resgatado após passar quase cinco horas no telhado de mercado em São Gonçalo

Bombeiros conseguiram imobilizá-lo em uma maca, antes de colocá-lo em ambulância; Carlos Henrique Guedes foi levado até hospital com unidade de referência psiquiátrica na cidade

Por Daniel Israel em 24/02/2022 às 15:56:42

Socorrido e internado: o homem, que não teve a idade revelada, foi levado até Emergência no Centro. Foto: YouTube/Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (24), um homem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do alto de um supermercado no bairro de Neves, em São Gonçalo. Segundo relatos, a partir das 3h, Carlos Henrique Guedes, sem idade nem profissão divulgadas, destruiu tijolos e telhas de uma residência na Praça do Vila Lage, lançando-os em veículos que passavam pela R. Doutor Alberto Torres.

Em seguida, ele teria escalado muros e fachadas, até chegar ao telhado do mercado Super Fênix. Por volta das 5h, equipes do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e da Polícia Militar chegaram ao local.

Um funcionário do estabelecimento, que controlava entrada e saída tanto de colegas como de bombeiros, ficou impressionado com o episódio. "Veio quebrando os tijolos e jogando no chão. Não imagino como ele conseguiu escalar", declarou o repositor de estoque.

A reportagem entrevistou outro homem, que resumiu o que presenciou. "O cidadão adentrou a casa do rapaz, subiu no telhado, começou a destelhar tudo. Acertou oito ônibus que passavam na via, carros. Ficou lá em cima gritando, aí começaram a aparecer as pessoas, por volta de quatro e pouca. A Polícia veio, tentou dialogar com ele, não deu jeito. Começou a chegar outra viatura, Bombeiros, por fim ele saiu correndo por cima do telhado e está lá em cima do mercado", detalhou ele, identificado apenas como Azevedo.

Azevedo contou ainda que os moradores da residência invadida e parcialmente destruída foram os únicos populares que tentaram conversar com Carlos Henrique, mas ele teria se dito "ungido, que ia quebrar tudo, e continuou quebrando". Mãe e filho, no entanto, não quiseram falar com a reportagem.

Lotado no 7? BPM (São Gonçalo), o cabo Hernani foi um dos policiais que chegou ainda de madrugada. "Estou na corporação há seis anos e esta é a primeira vez que vejo um chamado do tipo. O protocolo é aguardar até que ele desça e encaminhá-lo ao hospital psiquiátrico", declarou o PM.

Hospitalização

Às 9h30, o resgate foi finalizado quando Guedes saiu imobilizado em uma maca carregada por bombeiros, acomodado em seguida em uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Levado para o Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, localizado em área central de São Gonçalo, Guedes está passando por avaliação da equipe médica. A unidade de saúde possui a principal Emergência psiquiátrica da cidade.

Informalmente, um policial ouvido pela reportagem destacou que o paciente poderá ser preso após liberado do hospital, onde a reportagem voltou a falar com o militar. Ele estava a bordo de viatura, na companhia de outro PM, para fazer a custódia do paciente.

Perguntada sobre a possibilidade de prisão, a Polícia Militar (PMERJ) respondeu que "o fato deve ser comunicado na delegacia da área" e esclareceu que "os demais trâmites são de determinação da autoridade delegada". A delegacia local é a 73ª DP (Neves), que nos informou o número do Registro de Ocorrência, porém ainda não confirmou se o paciente é passível de detenção e condenação.

Outro funcionário do Super Fênix contou que o mercado costuma funcionar a partir das 8h. Apesar de ter aberto cerca de duas horas depois, ele que nos informou que o expediente hoje será encerrado normalmente às 20h. O trânsito no trecho ficou congestionado, até a pista ser liberada.

Também entramos em contato com a Prefeitura, mas não tivemos retorno até a publicação desta matéria.

Assista no vídeo a seguir a trechos da cobertura que fizemos do caso.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.