TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Procissão de Todos os Santos pela Paz

Evento inter-religioso é formado por artistas de rua

Por Cláudia Brito de Albuquerque e Sá em 01/11/2018 às 19:17:25

Evento Inter-Religioso acontece há 18 anos Foto: Rui Zilnet/Divulgação

Nesta quinta-feira (01), acontecerá a "Procissão de Todos os Santos pela Paz" promovida pela "Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades". Será a 19º edição do evento inter-religioso formado por artistas de rua. A atividade começa na Praça Mauá e termina na Praça da Harmonia, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Durante o trajeto, atores, dançarinos e músicos em pernas de pau com figurinos e estandartes representando personagens de diferentes tradições religiosas, seguirão cantando e dançando com o público. Serão destacados santos católicos e também orixás e divindades cultuados nas religiões africana, indígena, budista, hinduísta, entre outras. "Esse evento já faz parte do calendário da cidade do Rio. Festejamos o dia de Todos os Santos com essa procissão cantando e dançando na perna de pau. Sou artista pública, também fazemos apresentações em teatros, mas nossa grande paixão é fazer espetáculos para todos", afirmou a diretora artística e idealizadora do projeto, Ligia Veiga.

A concentração será às 17h e a Procissão de Todos os Santos pela Paz seguirá pela Rua Sacadura Cabral a partir das 17h30.

Origem da Festa de Todos os Santos

A solenidade de Todos os Santos foi criada pela Igreja Católica no século IV para substituir a festa pagã do Dia das Bruxas e para honrar todos os santos que estão nos Céus, os conhecidos e os desconhecidos. Quando o dia 1º de novembro é um dia de semana, a solenidade é celebrada na Santa Missa do domingo seguinte.

Cia de arte celebra 37 anos de história

Criada em 1981 na Cidade de São Paulo, a Cia migrou em 1998 para o Rio de Janeiro e ampliou suas atividades com a criação do Condomínio Cultural no Largo de São Francisco, Centro, até chegar à sua sede na Gambôa, em 2007, na Rua Pedro Ernesto, nº 21. Desde então, na zona portuária desenvolve o projeto pioneiro "Gigantes Pela Própria Natureza - Orquestra Itinerante de Rua sobre pernas de pau".

A história do "Uirapuru" será apresentada em dezembro

O espetáculo de teatro de rua "O vôo do Uirapuru" que conta a lenda do pássaro cantor será encenado em dezembro pela Grande Cia Brasileira de Mysterios e Novidades. A inspiração vem do poema sinfônico "Uirapuru", de Villa-Lobos e da opereta popular da compositora paraense Dona Noêmia, "Pássaro Uirapuru". "O Uirapuru é o cantor das florestas que se transforma em homem. É uma história muito bonita que é toda cantada pela Orquestra Uirapuru ao vivo. Toda a dramaturgia é feita sobre pernas de pau", disse Lígia.

Confira as datas:

07/12 (Cais do Valongo);

08/12 (Passeio Público);

09/12 (Quinta da Boa Vista);

15/12 (Centro de Artes da Maré);

16/12 (Arena Carioca Dicró).

Informações: http://www.ciademysterios.com / (21) 9 8624 3980 - (21) 9 8289-7728

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.