O Vasco da Gama venceu com sufoco a equipe da Ferroviária-SP pelo placar de 1x0. Raniel foi o autor do gol da partida, que começou às 21h30 desta quarta-feira (02). Os donos da casa ainda tiveram um gol anulado, o que resultou em muita reclamação. Com a vitória, o Cruzmaltino avança para a segunda fase e enfrenta a Juazeirense, time da Bahia. Antes, foca todos os olhares no clássico contra o Flamengo, já neste domingo.
Apático no segundo tempo, o time de Zé Ricardo mostrou os mesmos problemas que irritaram os torcedores nos jogos anteriores. Diferente das primeiras rodadas do Cariocão - com 2 ou 3 gols feitos nas partidas - o Gigante da Colina é escasso nas chances. Se vê salvo principalmente nas jogadas de Nenê, Raniel, ou geralmente dos dois juntos. No confronto situado no estádio Fonte Luminosa (SP), foram 22 finalizações da Ferroviária contra apenas 4 da equipe carioca.
O jogo em si
O primeiro tempo foi intenso e mostrou mais uma vez para o torcedor que a diretoria acertou em cheio em dois nomes. Primeiro, Raniel, atacante fazedor de gols - e de PIX - fez o sexto dele aos 24 do primeiro tempo. É apenas o décimo jogo com a cruz de malta, um número de gols bem interessante para o início de temporada. A parceria com Nenê, peça muito importante no time e que deu a assistência, parece de longos anos. A Ferroviária até empatou, com Tcharlles, mas o juiz Leandro Vuaden marcou impedimento. A reclamação foi muita porque o ataque estava em posição regular no momento de empurrar a bola para o fundo das redes, de carrinho.
O segundo nome acertado em cheio foi o de Thiago Rodrigues. Depois da primeira temporada sofrida com os dois goleiros, Vanderlei e Lucão, fazendo jogos de Oscilação, parece que a solução chegou, e ela vem de máscara. Como o Batman em Gotham que salva a população dos inimigos, em São Paulo o "inimigo" do torcedor vascaíno era o ataque adversário. Numa ocasião, o goleiro chegou a defender sequencialmente. A primeira num chute de fora e, segundos depois, numa cabeçada a queima roupa.
Na segunda etapa também rolou um lance parecido, já no último minuto. Vitinho arriscou de longe, Thiago espalmou e na sobra, Orejuela praticamente cobrou um tiro de meta. Bateu muito longe.
O clube paulista pecou muito nisso, nas finalizações. Poderiam ter saído com a vitória, mas pecaram muito nas chances. O técnico Elano precisa urgentemente corrigir esse erro ofensivo se quiser vencer os jogos futuros.
Ferroviária x Vasco
Gols: Raniel (VAS 24/1T)
Cartões amarelos: Gabriel Pec (VAS 19/1T), Edimar (VAS 10/2T), Guilherme Nunes (FER 34/2T) e Vidal (FER 47/2T)
Horário: 21h30
Local: Estádio Fonte Luminosa (SP)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Vasco: Thiago Rodrigues; Weverton, Quintero (Ulisses 40/2T), Anderson Conceição e Edimar; Zé Gabriel, Matheus Barbosa (Luiz Henrique 36/2T) e Juninho (Andrey 26/2T); Nenê, Gabriel Pec e Raniel (Getúlio 26/2T).
Ferroviária: Saulo; Bernardo (Vidal 34/2T), Bruno Leonardo, Didi e João Lucas; Guilherme Nunes (Arthur Henrique 39/2T) e Thomaz; Gegê (Orejuela 18/2T), Murilo Rangel (Gleyson 00/2T) e Netto (Vitinho 18/2T); Tcharlles.