Uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) com o Disque Denúncia promete apertar ainda mais o cerco contra a corrupção. Agora as denúncias contra a Administração Pública podem ser feitas através do telefone ou do aplicativo "Disque Denúncia RJ". Além disso, o TCE também pode receber outros relatórios de inteligência produzidos pelo órgão. A medida é mais uma das ações para aumentar a transparência da Corte de Contas e a fiscalização do controle dos governantes pela população.
Servidores da Diretoria-Geral de Segurança Institucional treinaram equipes de atendentes da ONG, que agora são preparados para coletar denúncias e informações sobre os chamados crimes de ‘colarinho branco’. O titular da Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DSI), Fernando Vila Pouca de Sousa, explica como ocorre o processo de recebimento das informações.
“Com a denúncia em mãos, é feita uma triagem e as informações recebem o tratamento adequado. Se houver indícios de razoabilidade, fundamento, ela é distribuída para o Controle Externo. O treinamento feito criou filtros, a equipe deles foi familiarizada com termos que nos interessam. Se o denunciante fala em ‘contrato público’ ou ‘crime contra a Administração Pública’, a denúncia nos interessa e nós vamos analisar”, explicou Sousa.
O Disque Denúncia funciona de segunda à sábado, de 7 às 23h30. O telefone é o 2253-1177. Além disso, também é possível fazer denúncias através do aplicativo, "Disque Denúncia RJ", que pode ser baixado gratuitamente no smartphone. Nas duas situações o anonimato é garantido.