O governador Cláudio Castro anunciou a ampliação do Programa Segurança Presente em São Gonçalo. O programa recebeu reforço no policiamento com mais 150 agentes da Polícia Militar em Regime Adicional de Serviço (RAS).
- Incrementar a segurança pública é beneficiar uma fatia enorme da nossa população, além de contribuir para o crescimento da cidade e atuar para seguir diminuindo os índices de criminalidade - declarou o governador na cerimônia de apresentação dos novos agentes.
O programa foi implantado na cidade em 2020 e recebeu reforço em março de 2021, passando a contar com mais de 174 agentes de segurança em patrulhamento diário.
Desde a expansão da operação em São Gonçalo, ocorrida no final de março de 2021, já foram efetuadas 181 prisões em flagrante e 139 cumprimentos de mandado de prisão e captura de foragidos. Nas ações de patrulhamento realizadas nas principais vias no período, foram recolhidas 155 munições, 18 armas de fogo e 11 simulacros.
Com base em dados do ISP, desde a implantação do programa Segurança Presente, a letalidade violenta registrou redução de 78,79%. Houve diminuição de 48,65% nos roubos de rua e de 61,37% nos roubos de veículo. Também houve redução de 82,02% nas ocorrências relacionadas a roubo de carga.