A CET-Rio informou que, devido ao tráfego registrado na orla da Zona Sul, a partir do dia 21 de março será reativada a a reversível do Leblon a Copacabana. A medida é necessária para dar maior fluidez ao trânsito, pois a quantidade de veículos circulando nessas vias atingiu parâmetros verificados no período anterior à pandemia.
A reversível funcionará em dias úteis, das 7h às 10h, e compreende as seguintes avenidas: Delfim Moreira, Vieira Souto, Atlântica, Princesa Isabel, Lauro Sodré e das Nações Unidas.
Equipes da Guarda Municipal atuarão na montagem e desmontagem da reversível, vão monitorar seu funcionamento e orientar os motoristas. A sinalização da região será atualizada pela CET-Rio, e equipes também estarão posicionadas na região para acompanhar a movimentação do trânsito e avaliar o comportamento do tráfego com o novo cenário de circulação.
As características do trânsito na cidade são monitoradas continuamente por meio de equipes em campo, câmeras, contagem volumétrica de tráfego e gráficos de filas. A soma de todas essas informações é fundamental para identificar a necessidade de novas medidas operacionais. As informações obtidas atualmente são comparadas com os dados de tráfego obtidos no período anterior à pandemia, tendo como base o ano de 2019. Caso os parâmetros técnicos sejam atingidos, outras faixas reversíveis poderão ser reativadas.
Além da reversível da orla da Zona Sul que será reativada no dia 21 de março, outras cinco já voltaram a funcionar em dias úteis:
-Av. Lúcio Costa – Reserva, das 6h às 10h30;
-Av. Niemeyer, das 6h30 às 10h30;
-Rua Jardim Botânico, das 17h às 20h;
-Linha Amarela, das 6h às 9h;
-Av. Pref. Mendes de Morais, 6h30 às 10h.