Começa nesta segunda-feira (5), na Casa Firjan, em Botafogo, a edição 2018 do RioMarket, área do Festival do Rio dedicada ao mercado audiovisual. O evento vai até o dia 10 deste mês. A programação conta com uma série de workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios com alguns dos profissionais mais renomados do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.
Diretores, produtores, criadores, técnicos e outros profissionais da indústria debaterão temas como: inovação, algorítimos e data science, realidade virtual, blockchain, VOD, influencers, branded content, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções internacionais, entre outros.
O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimentos, proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. As discussões abrangem os nichos de cinema, televisão e séries, publicidade, games e influenciadores digitais. Além da programação paga, o evento conta também com uma série de atividades gratuitas.
"Este ano, vamos aprofundar a análise das mudanças em relação ao comportamento do consumidor de cinema. Para nós, o foco é conteúdo. É ele que deve ser relevante para atrair o público. O mundo inteiro está fazendo essa reflexão. Precisamos discutir como trabalhar filmes que não são franquias de heróis ou comédias e fazer com que o público enxergue que vê-los também pode ser uma experiência boa. Esse é o desafio que temos pela frente", explica Walkiria Barbosa, diretora do Festival do Rio e do RioMarket.
Seminários discutirão o panorama atual e o futuro do mercado
Temas atuais e diversos sobre o momento do mercado serão debatidos nos Seminários (Rio Seminars). Executivos das principais distribuidoras e exibidores estarão presentes fazendo juntos uma profunda avaliação do setor em 2018, apresentando suas perspectivas para 2019 e propondo soluções.
Nos painéis sobre Cinema, serão tratados assuntos como modelos de financiamento do desenvolvimento à comercialização, coprodução internacional, ocupação das salas, capacitação, entre outros.
O nicho das séries também contará com painéis que discutirão a realidade do cenário atual e as tendências do mercado. Estratégias de lançamento, modelos de negócios de séries de ficção e não-ficção, transmídia e brandedcontent serão explorados à luz de cases de sucesso apresentados por profissionais de todas as áreas envolvidas.
A Realidade Virtual volta à pauta do RioMarket em 2018 sob a ótica de criadores, produtores e distribuidores, que vão abordar a tecnologia e as particularidades do segmento.
A utilização de influenciadores digitais em projetos audiovisuais também será um assunto bastante explorado, através da apresentação de cases.
O esporte como conteúdo, o futuro do conteúdo infantil, filmes de animação e de gênero, mulheres no audiovisual e um recorte sobre a produção audiovisual do Canadá e a parceria com o Brasil completam a programação dos seminários.
Alguns painéis em destaque são:
"Mas afinal, o que é Blockchain?", em que Thiago Catarino, da Singular TV, empresa parceira no novo filme de David Lynch, e Pedro Barbosa do Consórcio de empresas Blockchain, conversam sobre a tecnologia e suas aplicações no audiovisual e em outros segmentos.
"Tendências e Insights", com o publicitário Jairo Soares, responsável pela criação do projeto de inteligência artificial BIA, que fala sobre maneiras de adicionar relevância ao conteúdo, enquanto o criativo Fabio Seidl, vencedor da primeira edição do Influencer of The Year em Londres, fala sobre a nova indústria criativa e sobre o fim de uma era e um novo momento para marcas e o entretenimento.
O produtor, diretor e criador Halder Gomes fala sobre o case Cine Holyúdi, sucesso com DNA regional e alcance global; Paulo Pereira, diretor comercial e de marketing da rede Cinépolis falará sobre a nova cultura de aplicação de estratégias com base em Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e algoritmos desenvolvidos para aumentar os resultados.
Encontros Think Tank e Round Tables - Em busca de soluções para maximizar lançamentos
Grande novidade da edição 2018, a série de encontros ThinkTank, organizados no âmbito das Round Tables, terá como objetivo discutir soluções para maximizar lançamentos e reverter a baixa ocupação das salas de cinema.
Representantes dos departamentos de marketing e de programação de distribuidoras e exibidores estarão reunidos para debater o assunto e encontrar soluções em uma ação colaborativa e inédita.
Um segundo encontro entre executivos das distribuidoras e das mídias tratará de "Soluções para maximizar os lançamentos através de mídias parceiras".
Entre as tradicionais Round Tables, o evento discutirá estratégias de marketing digital, trilha sonora, oportunidades de geração de receita no sistema de janelas do VOD e combate a pirataria.
Fabio Lima, da Sofá Digital, apresentará em detalhes as possibilidades e oportunidades de geração de receita no sistema de janelas do VOD em "O sistema de janelas no VOD / Oportunidades de receita". "Combatendo a pirataria" e "ProductPlacement, o branded que viaja por todas as janelas" completam a programação dos encontros.
Ícones do mercado brasileiro ministram workshops e master classes
Os Workshops e Master classes ocupam espaço de destaque no RioMarket com foco no desenvolvimento dos profissionais do audiovisual. O autor Carlos Lombardi ministrará o Workshop de Roteiro, o diretor HsuChien estará à frente do Workshop de Assistência de Direção.
A compositora Vivian Aguiar Buff dividirá seus conhecimentos no Workshop de Composição original para filme e séries.
A roteirista Sonia Rodrigues, autora do livro "Como escrever séries", ministrará uma masterclass sobre o potencial da literatura brasileira como base para criação de séries internacionais.
Representantes dos principais players e distribuidoras estarão disponíveis nas Rodadas de Negócios e Encontros pré-agendados como de costume.