A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos chocólatras, mas principalmente para quem deseja empreender. Isso porque muitos empreendedores buscam investir em produção e vendas de chocolates para a ocasião. Segundo o Conta Azul, mesmo com o aumento do desemprego, somente no ano passado, o comércio online obteve um faturamento de mais de R$ 60 milhões, com mais de 600 mil produtos vendidos, um aumento de 84% comparado ao mesmo período (março e abril) de 2020.
Para alavancar as vendas este ano, o consultor de empreendedorismo e especialista em Negócios Internacionais e Vendas, Paulo Rapuano, orienta por onde começar. “A maior ferramenta para se ganhar dinheiro é a internet. Isso é indiscutível! Todos podem abrir a tela de um celular e livremente trabalhar, montar um negócio e otimizar suas vendas da forma que for mais agradável, tanto na Páscoa quanto em outras datas comemorativas. Todos buscam os melhores produtos e melhores preços pela internet. O Brasil, hoje, tem mais de 21% de seu consumo total feito pelo e-commerce e vem crescendo assustadoramente mais de 40% anualmente. Por isso, investir tempo e dinheiro para ter uma venda online forte e atrativa nesta Páscoa é importante”, salienta.
Para realizar boas vendas, é necessário saber quem é o seu público. “Faça uma pequena pesquisa de bairro e veja o que seus vizinhos e amigos mais gostam de consumir e comece por aí. Use receitas mais fáceis, que rendam mais e não percam o sabor maravilhoso do chocolate de Páscoa. Procure fazer com bastante profissionalismo e atenção, mas não deixe de colocar o seu DNA em tudo que faz, porque isso é a grande diferença. Definido o público, trabalhe ofertas especiais, descontos e busque sempre a fidelização do cliente. Use as mídias sociais como ferramenta para isso, fazendo posts e atraindo a atenção de quem você quer”, explica Rapuano.
Essencial para o sucesso de todo negócio é saber precificar. Para isso, o especialista em Finanças e Planejador Financeiro Marlon orienta os empreendedores. “A fim de escolher o preço da forma correta, é preciso considerar, além dos produtos e insumos, a energia utilizada e o seu valor de hora trabalhada. Não faça apenas a conta considerando valor de compra dos produtos e o lucro que deseja ter. É muito importante avaliar a capacidade financeira do seu público-alvo também”, lembra.
Marlon dá a dica para o empreendedor não ter prejuízos. “O ideal nesse cálculo será a estratégia de compra dos produtos. Comprar no atacado, isto é, em maior quantidade, trará uma economia considerável evitando futuros prejuízos. O ponto de atenção está nos perecíveis. Considere para este se fica viável o trabalho por encomenda”, finaliza.