Nos dias 6 e 7 de novembro, terça e quarta-feira, respectivamente, o Rio de Janeiro será palco da primeira edição do Fórum Cultura+Diversidade, no Centro de Convenções Vila Galé, na Lapa, a partir das 15 h na terça e das 9 h na quarta. O Fórum será uma feira integrada que, além de reunir painéis de debates e exposições de 35 empresas para fomentar a empregabilidade (com grandes ofertas de trabalho) e inserção social de mulheres, negros, LGBTi, pessoas com deficiência e idosos, estará com diversas vagas de estágio e emprego. Entre os convidados para os painéis estão jornalistas, ativistas, como Celso Athayde, CEO da Favela Holding e instituições com trabalhos conhecidos sobre o assunto. Além disso, as inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site do fórum: forummaisdiversidade.org.
De acordo com um dos organizadores, José Carlos Vieira Jr, um dos grandes objetivos do fórum é ser um canal colaborativo de sensibilização e engajamento de toda a sociedade na busca por modelos mais inovadores e inclusivos no mercado de trabalho.
“Nosso objetivo é unir oferta e demanda no mesmo espaço. Vamos discutir os desafios dessa parcela da população que forma o público-alvo do evento e, ao mesmo tempo, reunir empresas e entidades que geram empregos e capacitação”, explica José Carlos.
O Fórum terá um espaço destinado a empresas para tirar dúvidas sobre processos seletivos, exigências legais de contratação e troca de experiências, com estandes para cadastro e oferta de estágio e emprego. Já confirmaram presença empresas como Catho, Maturijobs, CIEE, Conexão Talento, Kaizen, SuperEstágios, Nube, Afrooportunidades, RH-FL, B-Abroad, SaberAprendizes, MetrôRio, TIM, Supermercados Mundial, Brasil Center. Para se ter uma ideia, apenas um dos participantes, uma rede de supermercados, terá 800 vagas, para várias funções, 50 delas sendo exclusivas para pessoas com deficiência. O Metrô Rio vai divulgar um programa de capacitação para pessoas a partir de nível médio e há chance de contratação após a capacitação! A rede Hilton de Hotéis também estará com gerentes de diversas áreas captando talentos.
Além disso, grandes corporações compartilharão suas ações em diversidade em contato direto com os participantes do fórum. Algumas das empresas confirmadas são: IBM, Shell, Samsung, Eletrobras, Dataprev, Amil, Nissan, Icatu Seguros, Wappa, Hilton Hoteis, TTBurger, Consultado do Reino Unido, IBMR, Hotel Vila Galé, Think Blue, Prefeitura de Recife, Subsecretaria da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Grupo Arco-Iris e Favela Holding.
Para os organizadores o Fórum Cultura + Diversidade se destina a profissionais de recursos humanos, marketing, e líderes de empresas interessados em trocar experiências e adquirir conhecimentos, além das empresas em busca de talentos e, é claro, profissionais e estudantes em busca de colocação no mercado de trabalho. Gestores de entidades públicas e privadas, capacitadores e lideranças ligadas às questões de pró-equidade e empoderamento das chamadas minorias também estarão presentes.
Os painéis contarão com debates sobre respeito à diversidade
No primeiro dia os painéis de debate e a palestra de abertura estarão a cargo da jornalista Luciana Barreto, eleita uma das Mulheres Inspiradoras de 2015 pelo Think Olga e Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro por dar visibilidade ao estado através do ativismo em prol do respeito à diversidade. Ela também será mediadora do painel A Diversidade como fator de crescimento.
Já o segundo dia será destinado aos painéis de capacitação: Capacitação e desafios no mercado de trabalho; Boas Práticas e ações Inclusivas; Empoderamento – histórias que inspiram; Modelos inovadores de inclusão e, no encerramento, o painel Desafios na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A programação completa você pode acessar em https://forummaisdiversidade.org/home/agenda/
Lançamento de Portal
No fórum ainda será lançado o Portal Diversidade, uma estrutura permanente e contínua, disponível para as mais variadas plataformas digitais, que vai abranger todo o conteúdo debatido no Fórum e as ações propostas por seus parceiros apoiadores, num formato dinâmico e prático. O espaço será aberto à adesão de profissionais e empresas dispostos a debater e propor soluções que gerem o empoderamento dos cidadãos que compõem o público-alvo.
Serviço:
Fórum Cultura + Diversidade
Data: 6 e 7 de novembro
Local: Centro de Convenções Vila Galé (Rua Riachuelo, 124 - Lapa)
Informações e Inscrições: https://forummaisdiversidade.org/