O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte, instaurou inquérito civil para apurar dificuldades enfrentadas por torcedores para retirarem ingressos na bilheteria do Maracanã para a partida de futebol entre Vasco e Flamengo, realizada na quarta-feira (16/03), às 20h.
A promotoria recebeu, por meio da Ouvidoria/MPRJ, relatos de irregularidades nos ingressos, cujos vouchers estariam impressos sem os respectivos códigos de barras. O problema se agravaria porque há dificuldade dos funcionários da bilheteria em lidar com a situação, o que gerou longa fila de espera, além de relato de instabilidade do sistema.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor de produtos e serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornam impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor. Também é direito do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificações corretas, ainda segundo o CDC.
Diante disso, o MPRJ apura se procedem as alegações e, em caso positivo, quais os motivos.