TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fórum Grita Baixada receberá Medalha Tiradentes da Alerj

Movimento social é constituído por uma rede de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas

Por Portal Eu, Rio! em 17/03/2022 às 15:41:31

Foto: Divulgação

O Fórum Grita Baixada (FGB), movimento social constituído por uma rede de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas em prol de iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos, da justiça e de uma política de segurança pública cidadã para a Baixada Fluminense, receberá a mais alta honraria do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes. O Projeto de Resolução que concede a medalha à entidade, dos deputados Waldeck Carneiro (PSB) e André Ceciliano (PT), foi votado e aprovado na sessão plenária de hoje (17) na Assembleia Legislativa do Rio.

“Recebemos a possibilidade desta honraria com surpresa, mas, ao mesmo tempo, com bastante alegria e gratificação. Tem sido um período muito difícil para todos e todas que se dedicam com ética e verdade a luta e defesa pelos direitos humanos, especialmente nessa terra que tanto amamos, mas tão castigada como é a Baixada Fluminense. Então, receber essa homenagem é para nós um alento em meio a tanta adversidade. No ano em que completamos 10 anos de vida, é um presente a memória dos que lutam há décadas, e uma força para as lutas que virão”, disse Adriano Araújo, coordenador-executivo do Fórum Grita Baixada.

“A instituição defende o valor da vida humana, bem como os princípios assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, com especial destaque à dignidade da pessoa, por meio do qual todas as pessoas devem ser tratadas e julgadas de acordo com os seus atos, e não em relação a outras características que não têm incidência sobre aqueles atos, tais como raça, gênero, orientação sexual, entre outras. Assim, a perspectiva adotada pelo Fórum Grita Baixada é pautada pelo valor natural e intrínseco de todo ser humano, independentemente de suas características fenotípicas ou de aspectos ligados a sua subjetividade. Por isso merece esta honraria”, afirmou Waldeck, autor original da proposta.

O Fórum

O Fórum Grita Baixada nasceu em 2012 como um espaço de diálogo, formação e incentivo à organização, articulação e mobilização em torno da busca de soluções formuladas pela sociedade civil para questões sociais e de direitos humanos na Baixada Fluminense, especialmente no tocante à letalidade violenta que dizima centenas de jovens, em geral negros, pobres e periféricos, todos os anos.

A histórica e persistente recorrência de chacinas nos municípios da Baixada e a atuação de organizações criminosas e de grupos de matadores, muitos deles com indisfarçáveis ligações com instâncias do poder público, no gerenciamento de negócios ilegais, tem se constituído como grande desafio à atuação do FGB, assim como para organizações e movimentos de defesa e promoção dos direitos humanos e de justiça, que lutam para transformar as condições de vida das pessoas da Baixada Fluminense. Para tanto, desenvolvem estratégias e ações que possam promover a redução das desigualdades sociais, raciais e de gênero da população, em especial dos segmentos pobres, negros e periféricos.

Por meio da organização popular, mobilização, comunicação social, articulação e conscientização política, o FGB busca soluções intersetoriais para problemas sociais complexos, atuando em frentes de luta por direitos humanos e entendendo, essencialmente, que o direito à vida é o mais importante a ser garantido. Nesse sentido, um sistema de segurança pública mais cidadão tem sido sua maior bandeira.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.